O time de guerreiros garantiu sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro e uma vaga na Copa Sul-Americana ao vencer o Palmeiras por 1 a 0 neste domingo (8), no Allianz Parque. O resultado encerrou um tabu de vitórias do Tricolor no estádio e coroou a recuperação da equipe sob o comando de Mano Menezes.
Na entrevista coletiva após a partida, o técnico destacou o esforço do elenco e relembrou as dificuldades enfrentadas desde sua chegada, na 14ª rodada, em meio à crise tricolor.
“Acho que a equipe tá de parabéns, não por ter deixado para o último jogo, mas porque desde que aqui chegamos, tivemos 53% de aproveitamento. Pegamos a equipe com seis pontos, última na tabela, e fizemos um segundo turno entre os oito melhores, se eu não estiver enganado, muito próximo disso”, afirmou Mano.
Ele também reconheceu que a campanha foi marcada por altos e baixos, mas ressaltou a superação do grupo:
“Perdemos ponto pra caramba, mas tínhamos uma dívida grande para pagar. Por isso chegamos à última rodada. Eu disse na entrevista de abertura, e falei aos jogadores, porque nessa hora vem muita coisa negativa. Essas coisas são tão fortes que ficam parecendo que você é muito ruim. Nos últimos 11 jogos, temos duas derrotas. Não estávamos tão mal assim. Deixamos escapar algumas oportunidades em casa, precisava vencer para a situação ficar melhor. Não conseguimos, porque a reta final é dura para todo mundo. Mas a equipe conseguiu fazer essa vitória aqui pela primeira vez em um dia muito especial para a gente.”
Com Mano, o Tricolor conquistou 40 pontos em 72 possíveis nas 24 rodadas sob sua gestão, com 11 vitórias, sete empates e sete derrotas, alcançando um aproveitamento de 53%. O técnico destacou o espírito do grupo diante da pressão:
“A equipe se comportou bem nessa condição dramática. Tivemos uma campanha de recuperação e conseguimos um desfecho muito importante para o clube.”
De olho na próxima temporada
Agora, o Fluminense volta suas atenções para a próxima temporada, aliviado pela permanência na elite do futebol brasileiro e com o objetivo de não repetir os erros de 2024. Mano Menezes, que teve papel crucial na recuperação, será peça-chave na reorganização do time para os desafios que virão.