Em coletiva de imprensa, após a derrota do Grêmio para o Corinthians, pela última rodada do Campeonato Brasileiro 2024, neste domingo (8), Renato Gaúcho falou sobre o futuro e revelou que fará uma reunião com a diretoria gremista para definir sua permanência ou saída do comando técnico da equipe.
— Amanhã eu tenho uma reunião com o presidente. Quando eu sinto que atrapalho eu vou embora, mas antes disso quero conversar com o presidente e trocar algumas ideias, e depois vocês vão ter a resposta por parte dele – informou o treinador.
Mais tarde, Alberto Guerra, presidente do Grêmio, também apareceu para falar com a imprensa e confirmou a reunião com Renato. Conforme previsto, o futuro do treinador será definido na manhã desta segunda-feira (9). O mandatário do Tricolor Gaúcho afirmou que a decisão será tomada pensando no clube.
— Seja qual for a decisão que nós vamos tomar aqui, ela vai ser a que nós entendemos ser a melhor para o Grêmio. Não é para mim, para o Renato, a intenção é sempre pensar no melhor para o clube – declarou Guerra.
+ Após mais de uma década no Grêmio, Geromel se despede dos gramados: ‘um privilégio’
Ao falar sobre possíveis negociações com outros profissionais para assumir a equipe na próxima temporada, Guerra valorizou a história de Renato Portaluppi no Grêmio, lembrou seu trabalho como atleta e suas passagens no comando técnico, e reafirmou que ainda não está no mercado atrás de um novo treinador.
— A história que o Renato tem como treinador e jogador é totalmente diferente dos treinadores de outros clubes. Eu não me sentiria a vontade de tratar com outro treinador sem conversar com ele – concluiu.
Sob comando de Renato, o Grêmio encerra o Brasileirão na 14ª colocação, com 45 pontos. Ao longo das 38 rodadas, foram 12 vitórias, nove empates e 17 derrotas. O Tricolor Gaúcho finaliza o ano classificado para a Sul-Americana 2025.