Lutas

Brasil conquista título na Copa do Mundo de Taekwondo

A seleção brasileira superou Austrália, Coreia do Sul e China em disputas acirradas para garantir o título.

Foto: Miriam Jeske/COB

A seleção brasileira superou Austrália, República da Coreia e República Popular da China em disputas acirradas para garantir o título. O formato da competição consistiu em séries de melhor de três combates.

Na madrugada desta terça-feira (10), pelo horário de Brasília, o Brasil sagrou-se campeão da Copa do Mundo por equipes, realizada em Wuxi, na China. A equipe brasileira enfrentou sete adversários ao longo do torneio.

Nas quartas de final, o Brasil venceu a Austrália por 2 a 0. Em seguida, na semifinal, protagonizou um duelo eletrizante contra a República da Coreia, país berço do taekwondo. Após perder o primeiro confronto, os brasileiros viraram o placar e fecharam a disputa em 2 a 1.

A final foi contra a anfitriã, a República Popular da China. O Brasil venceu o primeiro combate, mas os chineses empataram na sequência. No terceiro e decisivo duelo, a equipe brasileira manteve a vantagem e conquistou a vitória por 2 a 1, garantindo o título. A China ficou com a prata, e o Uzbequistão completou o pódio com o bronze.

Foto: Reprodução X/Twitter @worldtaekwondo

“Ser campeão mundial por equipes aqui na China é um sentimento inexplicável. Gratidão total a Deus por essa oportunidade. Agradeço à minha família e a todos que contribuíram para este feito”, declarou Henrique Marques, integrante da equipe, em suas redes sociais.

A seleção campeã contou com Milena Titoneli, Maria Clara Pacheco, Edival Pontes (medalhista em Paris 2024), Henrique Marques e Luiz Aquino.

Além do título, o Brasil também comemorou outro destaque em Wuxi. No domingo (8), Maria Clara Pacheco conquistou a medalha de bronze no Grand Slam Challenge 2024. Ao todo Maria Clara realizou cinco combates, perdendo apenas na semifinal para ZHANG Chuling (CHN) por 2 a 0 (3-1 e 7-6), que terminou com a prata. As vitórias foram sobre Sofia Efitsenko, Margarita Blizniakova, a cazaque Mariya Sevostyanova (contra quem lutou no Mundial 2023) e, na disputa pelo bronze, contra a chinesa LUO Zongshi. No duelo que valeu a medalha, Maria Clara foi implacável com vitória por 9 a 0 no primeiro round. No segundo, caiu por 5 a 2. No terceiro, reação a levou para virada em 4 a 3, triunfo e pódio garantido. O ouro na categoria até 57kg foi para KIM Gahyoen (KOR) e a prata para ZHANG Chuling (CHN).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo