Com o fim do campeonato, os maiores times vem ao mercado nacional e internacional buscando melhorias nos elencos, com isso jogadores com pouca rotação ou com interesses diferentes dos clubes em que tem contrato são cotados em grandes transferências. O São Paulo não fica para trás nessas conversas, ao mesmo tempo que buscam grandes jogadores para as laterais e para o meio campo, alguns craques são incluídos em conversas de saída do grande paulista.
Um dos nomes mais imaginados em transferências nos últimos dias foi o zagueiro Arboleda, que com pouca participação nos últimos jogos, não estaria satisfeito e poderia procurar contratos melhores em outros clubes brasileiros para o fim de carreira. Um dos principais motivos para o técnico tricolor, Luis Zubeldía, ter deixado o craque de fora nas últimas rodadas do brasileirão seria a rotação de elenco, buscando um melhor ritmo de jogo para Ruan e Sabino, principalmente já que as últimas rodadas não trariam tantos frutos ao clube, que não conseguiria nem subir na classificação, nem perder sua posição.
O grande zagueiro equatoriano teria seu nome relacionado principalmente com o Cruzeiro no atual momento, mas segundo a sondagem do Bolavip Brasil, tanto os empresários do atleta quanto o São Paulo afirmam que ainda não houve proposta pelo jogador. A renovação de contrato do atleta de 33 anos no início do ano de 2024 concretiza ainda mais a vontade do paulista em mante-ló no elenco até o fim de seu contrato em 2027.
Sendo um dos jogadores mais caros e amados do plantel, a pressão sobre a diretoria do São Paulo é para que mantenham Arboleda no time, ainda mais após a sondagem do seu rival, Corinthians, pelo atleta, que, com a nova diretoria para o ano que vem, deve buscar o camisa 5 para reforçar o elenco. Segundo fontes do São Paulo, as notícias são de que mesmo não pensando em negociar Arboleda, incluindo-o nos planos do clube para 2025, caso a diretoria do São Paulo receba uma boa proposta em olhar financeiro, o clube estará aberto para conversas.