Tênis

João Fonseca brilha e é campeão do NextGen Finals

João Fonseca (Foto: Corinne Dubreiul)

Brasileiro iguala feitos de Carlos Alcaraz e Jannik Sinner como mais jovens vencedores do torneio aos 18 anos

João Fonseca (Foto: Corinne Dubreiul)

João Fonseca, de apenas 18 anos, voltou a brilhar neste domingo e conquistou o título do NeextGen Finals, torneio com os oito melhores jogadores até 20 anos da temporada de 2024.

 Entre em nosso canal do Whatsapp!

O número 145 do mundo, último a se classificar para a competição, teve um início difícil, mas conseguiu a virada sobre o americano Learner Tien, 122º colocado, marcando 3 sets a 1 com parciais de 2/4 4/3 (10/8) 4/0 e 4/2 após 1h27min de duração na quadra central lotada que contou com a presença de Rafael Nadal, que é padrinho da Federação Saudita de tênis.

Fonseca se torna o primeiro sul-americano campeão do evento que data desde 2017 e está em sua sétima edição (não foi realizada em 2020 por conta da pandemia). Ele iguala os feitos de Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, que eram ios únicos campeões com 18 anos até então do evento. Sinner é o mais jovem vencedor em 2019 com 18 anos e dois meses, Fonseca é o segundo com 18 anos e três meses e logo depois vem Alcaraz que o fez em 2021.

A conquista não é válida como um título ATP, mas dá enorme projeção. Além destes outros nomes como Stefanos Tsitsipas, que já foi top 5, tem finais de Grand Slam, já levaram o título, Brandon Nakashima, que é presença constante no top 50 foi o vencedor também.

Fonseca termina invicto o torneio vencendo seus cinco jogos e Tien pela segunda vez. Na primeira fase ele bateu o rival em quatro sets e agora soma duas vitórias em dois jogos sobre ele no profissional e no juvenil um título de US Open em 2023 sobre ele e uma derrota nas quartas de Roland Garros também na temporada passada.

O jogo

Tien começou firme, agressivo, devolvendo da quadra e João parecia mais nervoso e acuado. O brasileiro errou, Tien quebrou e fechou o set por 4 a 2 em 18 minutos.

Fonseca segurou o saque no segundo set com um pouco mais de tranquilidade e abriu 6 a 3 no tie-break decisivo. Cometeu alguns erros, pertmitiu o empate, teve outra chance não aproveitada, salvou um set-point com grande saque e fechou com bela bola de forehand por 4/3 (10/8). A vitória foi importante para sua confiança. Ele voltou como um trator no terceiro set em que perdeu apenas três pontos e atropelou fechando com pneu por 4 a 0.

No quarto set a quebra veio no quinto game e Fonseca não deu sopa para o azar e sacou muito para fechar o jogo e celebrar a conquista após belo voleio.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo