O empate por 0 x 0 no amistoso contra o São Paulo, que aconteceu neste domingo, às 15h (17h de Brasília), nos Estados Unidos, marcou a estreia do time principal do Flamengo em 2025. Foi a primeira vez que Filipe Luís começa uma temporada como treinador da equipe profissional. Há um ano, no dia 18 de janeiro de 2024, ele era oficializado como técnico do sub-17.
A ascensão na carreira de treinador foi rápida. Em junho, ele assumiu o time sub-20 e logo estava no profissional. Filipe já sonhava com a oportunidade. Por isso, recusou convite para ser coordenador técnico da CBF.
“ Eu não sou muito de comemorar datas, mas faz um ano da maior loucura da minha vida, que foi dar esse passo como treinador do sub-17. Mas tinha as convicções muito claras do que eu queria, de plano de carreira, e o clube me abriu as portas, me deu toda a tranquilidade para poder trabalhar”, citou o treinador. “O sub-17 era um grupo muito especial, fui muito feliz com eles, talvez o grupo que eu mais tenha carinho desde a minha curta carreira porque foi o meu primeiro impacto nessa nova trajetória. Mas estou muito feliz por como vem tudo acontecendo e espero poder evoluir cada vez mais, aprender cada vez mais para poder ser cada dia o melhor treinador”, completou Filipe, em entrevista à FlaTV.
O ex-lateral também falou sobre conhecer os atletas e a cobrança no dia-a-dia. “Os jogadores eu já conhecia, eu joguei com a maioria deles. Acho que só são cinco jogadores que eu não joguei junto. Então isso me dá uma certa facilidade no trato, porque eu conheço muito esse vestiário, e eles compraram muito a ideia, então sabem perfeitamente como eu vejo o futebol, o que eu quero, o que eu espero deles. A cobrança é legítima lá no campo, depois, fora do campo eu tenho uma relação de carinho com eles, como um ex-companheiro que eu fui, mas sempre colocando a equipe acima de tudo fica muito mais fácil trabalhar. E tanto eu como eles, a gente sempre coloca, sabe que não tem ninguém mais importante do que a equipe.”, completou o técnico.
Com o fim da estadia nos EUA, o time principal do Flamengo de Filipe Luís deve retornar ao Brasil para a sequência da disputa do Campeonato Carioca.