Santos

Neymar promete dedicação total ao Santos: ‘Não vim passear’

(Photo by Mauro Horita/Getty Images)

O retorno do astro ao clube que o revelou para o mundo, após 12 anos, foi marcado por emoção, declarações sinceras e a promessa de resgatar não apenas sua felicidade em campo, mas também ajudar o Peixe a voltar aos trilhos

(Photo by Mauro Horita/Getty Images)

Em um dia histórico para o futebol brasileiro, Neymar Jr. foi oficialmente apresentado como reforço do Santos na noite desta sexta-feira, na Vila Belmiro. O retorno do astro ao clube que o revelou para o mundo, após 12 anos, foi marcado por emoção, declarações sinceras e a promessa de resgatar não apenas sua felicidade em campo, mas também ajudar o Peixe a voltar aos trilhos. A apresentação contou com a presença de milhares de torcedores, que lotaram o estádio para receber o ídolo.

“Volto para ser campeão de novo”

Neymar não escondeu sua ambição ao vestir novamente a camisa do Santos. Em sua primeira fala, o jogador deixou claro que não está de volta apenas para um passeio nostálgico, mas para competir e conquistar títulos. “Sou um cara competitivo. Tudo o que faço e que tem competição, eu quero ganhar. Volto para o Santos com vontade de ser campeão de novo. É uma volta depois de 13 anos, e ganhar um Paulista que já ganhei três vezes será diferente. Tenho essa chama de ganhar no sangue“, afirmou.

O atacante também destacou que sua motivação vai além dos troféus. “Não vim para passear, não vim para estar em casa sentado no sofá. Vim em busca da minha felicidade de jogar futebol e ajudar o Santos. Vou me dedicar para fazer a torcida do Santos e me fazer feliz. Estando ali dentro na Vila Belmiro, é impossível não estar feliz.

O carinho da torcida e o resgate pessoal

Neymar agradeceu o apoio dos torcedores, não apenas santistas, mas de todo o Brasil. “O carinho do povo brasileiro sempre foi muito bom, sempre me acolheram e sempre tento retribuir em campo, primeiramente, onde podem me ver ajudando a seleção e agora o Santos. Estou muito feliz de voltar, preciso resgatar minha confiança de jogar, minha felicidade de estar dentro de campo. Isso é o que vim buscar. Muito bom estar em casa, perto da família e dos amigos. Era isso que mais precisava neste momento.

Sobre o chamado “resgate” do futebol brasileiro, Neymar preferiu focar em sua jornada pessoal. “Não gosto de falar de mim dessa forma. Vou falar da minha parte: o resgate para mim é de felicidade, é futebolístico. Faz tempo que não atuo, faz tempo que não faço a coisa que mais amo no mundo, que é jogar futebol. É mais para mim, pessoalmente. Fico feliz de falarem de resgate do futebol brasileiro, do carinho não só dos santistas, mas de torcedores de outros times também. Só não vão torcer quando jogar contra o time deles, mas fico feliz.

“Não sou o salvador da pátria”

Questionado sobre a expectativa de ser visto como o “salvador” do Santos, Neymar foi enfático ao lembrar que o futebol é um esporte coletivo. “Se fosse tênis, com certeza eu iria me garantir. Mas é futebol, esporte coletivo. Não existe no mundo que só um jogador possa ganhar sozinho. Obviamente sei da esperança que o torcedor tem de eu voltar para o Santos. Sei que me veem como ‘salvador da pátria’, mas não é dessa forma. Tem outros jogadores que serão importantes. Tive muitas vitórias na minha vida, e nessa não será diferente. Tem coisas muito importantes lá na frente nos esperando, mas temos que começar agora, fazer as coisas certas e colher. Não vou conseguir vitórias sozinho, dependo dos companheiros, como em qualquer time do mundo. Na minha função, se puder fazer a diferença, vou fazer.

Contrato de seis meses, mas com possibilidade de renovação

Sobre o vínculo com o Santos, Neymar explicou que o contrato inicial é de seis meses, mas com possibilidade de renovação. “Muito cedo para falar de prorrogar o vínculo. O Santos me deu a oportunidade de poder voltar. Obviamente abri mão de muita coisa para estar aqui. Foi um casamento perfeito. Momento imaginado por todas as partes e aconteceu. Fizemos um contrato de seis meses que, obviamente, pode ser prolongado. Não sabemos o dia de amanhã, pois há duas semanas nem imaginava estar aqui. Não é que vou embora em seis meses. É um contrato de seis meses que pode ser prolongado. Cabe a mim me dedicar 100%. Não adianta voltar aqui com nome. Voltei para jogar e ser feliz, fazer gols e ajudar o Santos. Abriram a porta, e estou feliz. Espero ajudar.

Neymar não atua no futebol brasileiro desde 2013, ano em que foi vendido ao Barcelona. Com a camisa do Santos, o atacante atuou a partir de 2009 no time principal e marcou época com a conquista de uma CONMEBOL Libertadores (2011), uma Copa do Brasil (2010), uma CONMEBOL Recopa (2012) e três títulos do Campeonato Paulista (2010, 2011 e 2012).

Próximos jogos do Santos:
São Paulo (C) – 01/02, 20h30 (de Brasília) – Campeonato Paulista

Botafogo-SP (C) – 05/02, 21h35 (de Brasília) – Campeonato Paulista

Novorizontino (F) – 09/02, 16h (de Brasília) – Campeonato Paulista

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo