O experiente Murilo Radke, de 36 anos, mostra que nunca é tarde para se reinventar no esporte. Em recuperação de uma cirurgia ligamentar no joelho esquerdo, que o tirou da atual temporada na Romênia, o gaúcho de Porto Alegre, conhecido pela carreira vitoriosa como levantador, vive a expectativa por uma nova fase, agora como ponteiro.
O atleta voltou a ter contato com bola nas últimas semanas, em uma etapa importante do processo de reabilitação, depois de se lesionar nos primeiros pontos da final da última Supercopa da Romênia, em novembro do ano passado, com as cores do Corona Brasov.
Satisfeito com o progresso, ele prevê retornar às quadras já na pré-temporada de 2025/2026. E o desafio de mudar de posição está associado a uma motivação: reencontrar sua melhor forma.
“A ideia de mudar de posição tem servido de motivação para eu conseguir uma recuperação ainda melhor. São funções diferentes, então é algo que está me incentivando. O processo está indo super bem, de acordo com todos os protocolos. Acredito que entre junho e julho já vou estar apto a treinar junto com uma nova equipe”, contou Murilo, em entrevista ao Team GM, enquanto avalia oportunidades no mercado para seu retorno.
Ainda que vislumbre uma transição em busca do ápice físico e técnico como ponteiro, o jogador já viveu experiências na posição nas categorias de base, em campeonatos como a Taça Paraná e o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS), e em alguns jogos da Superliga e também da Liga da Polônia.
“Eu já passei por essa função em alguns momentos da minha carreira, mas me sentia confortável como levantador. Hoje, meu maior sonho é conseguir realizar com sucesso a mudança de posição e jogar em alto nível como ponteiro”, afirmou.
Segundo o jogador, a ideia de se desafiar como ponteiro foi motivada pelo feedback positivo de treinadores e o incentivo de companheiros de time por onde ele passou.
“Muita gente sempre me perguntou se eu não gostaria de fazer outra função, que eu tinha características de um ponteiro. Isso sempre me colocou uma pulga atrás da orelha. Aconteceram algumas coisas que abriram a minha mente para tentar esse novo caminho. Eu estou muito motivado e bem tranquilo para falar a verdade. É uma mudança desafiadora, mas no aspecto mental eu já me sinto preparado”, explicou Radke.
Atleta do mundo
Como levantador, Murilo tem um extenso currículo no Brasil e no exterior. Ao todo, foram 20 equipes na carreira, oito delas fora do país, incluindo Romênia, Turquia, Grécia, Itália, Polônia e Montenegro.
Além disso, o atleta jogou pelas Seleções de base e adulta, conquistando taças para o Brasil, como o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, no México, e o título do Mundial sub-21, em 2009. Ele conta que atuar em diferentes ligas do mundo é uma de suas realizações.
“Sempre tive o sonho de jogar em diversas ligas do mundo e de não ficar estagnado no mesmo lugar. Eu acho bacana criar uma identidade com o clube, mas meu sonho sempre foi jogar em diversas ligas do mundo. Então, só de ter passado por vários países diferentes, algo que eu sempre quis, me dá a sensação de ter feito um bom planejamento de carreira e um sentimento de realização”, disse Radke.
![](https://controle.esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2020/05/novologoenmem45.jpg)