Futebol Internacional

Com talento e análise de desempenho, Mateusão se destaca no Shabab Al-Ahli

mateusão. (Foto: Divulgação/ The AFC)

O atacante é o vice-artilheiro da equipe na temporada com 11 gols

Foto: Divulgação/ The AFC

O atacante Mateusão, do Shabab Al-Ahli, vive um grande momento na atual temporada, são seis gols nos últimos quatro jogos em que atuou como titular. Além do bom momento individual, sua equipe também lidera o Campeonato Emiradense e também está disputando outras duas copas. 

Em entrevista ao Esporte News Mundo, ele explicou o benefício do estudo dos adversários e sua busca pelo aprimoramento que vem ajudando em seu desempenho. Há dois meses, ele contratou a Beelieve FC, uma empresa especializada em análise de desempenho e scout, para avaliar seu desempenho antes e depois das partidas. Com isso, ele tem identificado os pontos a melhorar e tem trabalhado neles de forma mais eficaz, o que tem contribuído significativamente para sua evolução.

-O pessoal vem me ajudando bastante, tanto na análise pré-jogo do adversário quanto no meu pós-jogo, sobre onde eu fui bem, onde eu posso melhorar, eles facilitam bastante, e isso te ajuda também mentalmente sobre mentalizar as coisas dentro de campo – explicou. 

O camisa 19 é o jogador brasileiro com mais gols entre todos os sub-20, com 11 tentos até agora em toda a temporada. Quatro a mais do que o segundo, Vitor Roque, do Real Betis, com sete. Um ponto em que Mateus se destaca é sua velocidade e por sua movimentação nas costas da defesa. 

– Eu sou um jogador de muita velocidade e faço muito movimento de profundidade. Quem eu sempre olho hoje em dia é o Haaland, por ele também ter esse estilo de jogo, de velocidade, movimento nas costas da defesa – agirmou. 

Vitor Ferreira, analista da Beelieve FC, que trabalha com o jogador, explica que o material produzido pela empresa é feito usando como exemplo as ações do próprio Mateusão em campo. Ele ainda explica que usou um outro material, usando Lucero, do Fortaleza, como exemplo para seu trabalho como pivô.  

-O nosso trabalho de análise é baseado nas ações dele, o que ele pode fazer diferente ou como pode melhorar um atributo que ele ja executa. Porque, por exemplo, o ataque ao espaço em profundidade não é só ele correr para frente. Ele tem que identificar o espaço correto, fazer um contra movimento para a direita e correr para a esquerda para criar essa distância do zagueiro para ele conseguir ter esse espaço. Para distanciar um zagueiro do outro, um lateral de um zagueiro. Então, esse tipo de aspecto, a gente trabalha com ele, analisando os movimentos e comportamentos dele, e estudando os zagueiros e a linha defensiva rival. Mas a parte de escorar, de jogar de costas, a gente fez um material do Lucero, que joga o Campeonato Brasileiro e faz muito bem essa função de pivô, usando bem o quadril para proteger a bola e escorar para quem vem de frente. Porque o Shabab é o time mais forte da liga. Então, todo time que joga contra o Shabab, na maioria dos jogos, os adversários jogam muito recuado, então esse jogo do Mateus como referência entre linhas acaba sendo muito importante também – – explica. 

O atacante revelado pelo Flamengo começou a temporada sendo opção no banco da equipe comandada pelo técnico Paulo Sousa, e ganhou a condição de titular nos últimos jogos e não saiu mais do time desde então. Ele disse que seu objetivo é seguir ajudando a equipe.

-Estou vivendo um momento muito importante, conseguindo ajudar minha equipe com os gols e com as vitórias, e estamos no caminho certo pra grandes conquistas. O objetivo é continuar ajudando com os gols, coletivamente também junto com meus companheiros, pra tentar buscar todos os títulos nesta temporada – disse. 

Mateusão comemorando. (Foto:Divulgação/Shabab Al-Ahli)
Mateusão comemorando um gol – Foto:Divulgação/Shabab Al-Ahli

Mateusão tem retornado à confiança do técnico português em gols, ao todo já marcou 11 vezes na temporada e é vice-artilheiro da equipe. Na próxima quarta-feira, o Shabab Al Ahli, equipe do atacante, terá um confronto importante pela AFC Champions League Two, quando vai visitar o Al-Wehdat, da Jordânia, em confronto válido pelo jogo de ida das oitavas de final da competição, às 11h (horário de Brasília).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo