A WADA, Agência Mundial Antidoping, chegou a um acordo com o tenista número 1 do mundo, Jannik Sinner, para resolver o caso de doping do atleta e o jogador aceitou ser suspenso por três meses.
Entre em nosso canal do Whatsapp!
“A Agência Mundial Antidoping (WADA) confirma que chegou a um acordo no caso do tenista italiano Jannik Sinner, pelo qual o jogador aceita um período de três meses de inelegibilidade por uma violação de regra antidoping que o levou a testar positivo para clostebol, uma substância proibida, em março de 2024”, começou dizendo o comunicado da WADA.
“A WADA aceita a explicação do atleta sobre a causa da violação, conforme estabelecido na decisão de primeira instância. A WADA aceita que Sinner não teve intenção de trapacear e que sua exposição ao clostebol não forneceu nenhum benefício de melhoria de desempenho e ocorreu sem seu conhecimento como resultado da negligência de membros de sua comitiva. No entanto, sob o Código e em virtude dos precedentes do CAS, um atleta é responsável pela negligência de sua comitiva.
Dada a singularidade dos fatos deste caso, uma suspensão de três meses é considerada o resultado apropriado. Conforme observado acima, a WADA não solicitou a desqualificação de nenhum resultado além daqueles previamente impostos pelo tribunal de primeira instância. A Federação Internacional de Tênis e a Agência Internacional de Integridade do Tênis, ambas rés no recurso da WADA ao CAS, nenhuma das quais recorreu da decisão de primeira instância, aceitaram o acordo.
A suspensão de três meses começou em 9 de fevereiro, o que significa que o italiano poderá jogar novamente em 4 de maio. A WADA permitiu que Sinner retornasse às suas atividades de treinamento profissional a partir de 13 de abril, quando ele poderá começar a se preparar para seu retorno. Ele perderá a turnê americana com os dois Masters 1000 (Indian Wells e Miami), mas poderá retornar para Roma e Roland Garros. Assim, após chegar a um acordo, a WADA retira formalmente seu recurso perante o CAS.
Sinner emite comunicado
Momentos após a resolução do caso, Sinner emitiu um comunicado de pronunciando: “Este caso estava pendente diante de mim há quase um ano e o processo ainda levaria muito tempo até que uma decisão final pudesse ser tomada, talvez até o final do ano”, disse Sinner. “Sempre aceitei que sou responsável por minha equipe e percebo que as regras rígidas da WADA são uma proteção importante para o esporte que amo. Com base nisso, aceitei a oferta da WADA de resolver esses procedimentos com uma suspensão de três meses.”
Também falando na mesma declaração estava Jamie Singer, seu advogado: “Estou feliz que Jannik finalmente possa deixar essa experiência angustiante para trás. A WADA confirmou os fatos determinados pelo Tribunal Independente. Está claro que Jannik não tinha intenção, conhecimento e nenhuma vantagem competitiva. Infelizmente, erros cometidos por membros de sua equipe levaram a essa situação.”
