Seattle foi a sede de mais um evento do UFC, neste sábado (22), com o octógono mais famoso do mundo se instalando na Climate Pledge Arena, com uma luta dos pesos-galos sendo a principal atração da noite
Ex-campeão da divisão, Henry Cejudo, enfrentou o chinês Song Yadong. Foi uma luta na qual o equilíbrio reinou nas duas primeiras partes. No entanto, o ex-campeão dos galos e dos moscas levou uma dedada no olho no terceiro round, tentou voltar mas não conseguiu e assim a vitória ficou com Yadong
A luta
Cejudo começou a luta em cima, buscando mais ofensividade diante de um rival que se colocava para estudar mais o rival. Logo o chinês passaria a se abrir mais na trocação e deixar a luta um tanto equilibrada. O grande momento da primeira parte do combate principal do UFC Seattle foi um chute baixo do ‘Triplo C’ que quase complicou o rival.
Os chutes na perna eram a arma de Cejudo para tentar marcar o adversário, continuando assim neste segundo round. O americano tentava queda, enfrentando a forte defesa do chinês neste quesito, além dos golpes, que já começavam a pegar com certa contundência. A luta seguia disputada e com os dois lutadores se esforçando para impor suas estratégias.
A trocação passou a se tornar mais acirrada no começo do terceiro round, com o ex-campeão forçado a tomar mais iniciativa ofensiva. A pressão do americano era mais forte, mas Yadong não ficava na defensiva e respondia aos ataques de Cejudo na mesma moeda. O combate se mostrava mais aberto, mas durante uma sequência na trocação, aconteceu o lance que causou polêmica.
Depois de levar um soco do americano, Yadong deu uma dedada no olhos de Cejudo, que prontamente reclamou com o árbitro. A luta foi interrompida enquanto o ‘Triplo C’ se recuperava do lance e pedia perda de ponto à arbitragem. Depois dos cinco minutos regulamentares para recuperação, a luta recomeçou com o chinês aproveitando o estado do ex-campeão para partir para cima e tentar o nocaute.
Ao final da terceira parte, o americano voltou a reclamar da lesão, dizendo que ‘não conseguia enxergar’. A equipe médica foi verificar a lesão e o árbitro Jason Herzog indicou que iria iniciar o quarto round para que a luta fosse para a decisão dos juízes Com a irritação dos dois lutadores e dos presentes à Climate Pledge Arena, tal protocolo foi seguido e, de forma polêmica, Song Yadong levou a vitória para casa.
+ Patrício Pitbull diz que ex-campeão do UFC ‘fugiu’ de luta com ele
A noite dos brasileiros
Quatro foram os representantes do Brasil no UFC Seattle. Jean Silva encarou Melsik Baghdasaryan visando manter sua invencibilidade no Ultimate. O ‘Lord’ se engajou rapidamente na luta tentando chutes altos e levando o combate para a trocação. O armênio também foi para cima e deixou a luta disputada até os momentos finais do primeiro round, quando o catarinense derrubou Baghdasaryan com sequência de cruzado e direto. Mesmo com o rival aparentemente nocauteado, o árbitro não interrompeu a luta e o brasileiro aproveitou para ir para cima e completar o nocaute.
Querendo encaixar uma boa sequência no UFC, Melquizael Costa enfrentou o veterano Andre Fili. O duelo começou equilibrado, com os dois lutadores se engajando bem em chutes e ‘Melk’ tentando levar a luta para o solo, sem obter sucesso. ‘Touchy’, por sua vez, teve melhor sucesso na queda, mas este também foi seu ponto fraco, bem explorado pelo paraense. Vendo Fili deixar o pescoço desprotegido, se agarrou na guilhotina, forçou a desistência do americano e levou para casa a vitória;
O mesmo não se pode dizer de Jean Matsumoto. E o paulista entregou uma boa luta contra o veterano Rob Font, tendo um bom primeiro round, conseguindo incomodar bastante o americano. O duelo foi inteiramente disputado e com bons momentos de ambos os lutadores. Font, por sua vez, cresceu no terceiro e último round, incomodando Jean na trocação. Em tal ambiente, a luta foi para a decisão dos juízes e Matsumoto acabou derrotado na decisão dividida
Primeira luta da noite do UFC Seattle, Raffael Cerqueira encarou Modestas Bukauskas para tentar sua primeira vitória na organização. E o baiano já começou indo forte, conseguindo balançar o lituano com jab e direto. O brasileiro seguiu em cima, mas assim que passou a tomar conta do combate, um potente cruzado de esquerda foi suficiente para que Bukauskas fosse para cima e usasse de boas combinações para nocautear ainda no primeiro round.
Resultados UFC Seattle – Cejudo x Yadong
Card principal
Song Yadong venceu Henry Cejudo por decisão técnica dos juízes (Cejudo levou dedada no olho no segundo round e não pode continuar)
Anthony Hernandez venceu Brendan Allen por decisão unânime dos juízes
Rob Fonte venceu Jean Matsumoto por decisão dividida dos juízes
Jean Silva venceu Melsik Baghdasaryan por nocaute técnico (4:15 do R1)
Alonzo Menifield venceu Julius Walker por decisão dividida dos juízes
Card preliminar
Ion Cutelaba venceu Ibo Aslan por finalização (2:51 do R1)
Melquizael Costa venceu Andre Fili por finalização (4:30 do R1)
Mansur Abdul-Malik venceu Nick Klein por nocaute técnico (3:24 do R2)
Ricky Simón venceu Javid Basharad por nocaute (3:58 do R1)
Austin Vanderford venceu Nikolay Veretennikov por nocaute técnico (4:13 do R2)
Nursulton Ruziboev venceu Erick McConico por nocaute técnico (0:33 do R2)
Modestas Bukauskas venceu Raffael Cerqueira por nocaute (2:12 do R1)
