A Premier League chegou a um acordo para ceder 200 milhões de euros para os clubes da 2ª divisão inglesa em empréstimo anunciado nesta semana.
Haverá ainda compensação financeira de 50 milhões de euros combinados para os clubes das divisões inferiores das chamadas League One e League Two. Os times que ocupam a 3ª e 4ª divisões receberão £30mi imediatamente.
O restante do montante será dividido entre os clubes de acordo com suas necessidades, que será avaliada através da perda de bilheteria com os estádios fechados. Os estudos serão aprovados posteriormente pela EFL e Premier League.
Haverá ainda uma reserva emergencial de £20mi para os clubes que estejam correndo risco de falência nos próximos meses após ter recebido o pacote.
Esse pacote de resgaste foi aprovado especificadamente nesta quinta-feira (3) para ajudar financeiramente os clubes que estão sofrendo com a pandemia da Covid-19.
Rick Parry, presidente da EFL (responsável pelas divisões inferiores) comemorou o resultado das negociações e disse que ficou satisfeito com o valor aprovado.
“Nosso objetivo geral ao longo deste processo é garantir que todos os clubes da EFL sobrevivam ao impacto financeiro da pandemia. Estou satisfeito por termos chegado a uma resolução em nome de nossos clubes e, como afirmamos, forneceremos o apoio e a clareza necessários após meses de incerteza.”
“Gostaria de agradecer a Richard Masters e Gary Hoffman por seus esforços em nome da Premier League e, claro, a seus acionistas, por tornarem este compromisso bem-vindo e tangível com o futebol profissional no momento em que ele é mais necessário.”
Chefe-executivo da Premier League, Richard Masters, também comentou sobre o acordo e ressaltou como a ajuda financeira irá ajudar o futebol inglês.
“A Premier League é um grande apoiador da pirâmide do futebol e está bem ciente do importante papel que os clubes desempenham em suas comunidades. Nosso compromisso é que nenhum clube EFL precise fechar as portas devido ao COVID-19.”
“Todos os clubes de futebol continuam a sofrer perdas financeiras significativas como resultado da pandemia, mas os acionistas da Premier League concordaram hoje por unanimidade em fornecer financiamento adicional e apoio aos clubes da EFL em dificuldades financeiras reais.”
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.