O Everton conseguiu superar o Chelsea neste sábado (22) e arrancou uma importante vitória no Goodison Park em jogo bem disputado pela Premier League.
Sigurdsson foi o autor do gol logo no início da primeira etapa em cobrança de pênalti, fazendo o Everton chegar a 20 pontos na tabela de classificação, enquanto o Chelsea manteve os 22 pontos, na 3ª posição da tabela.
1º TEMPO
O Chelsea controlou a posse no primeiro tempo com 73%,, mas foi pressionado pelas linhas altas do Everton em diversos momentos e encontrou dificuldades para finalizar as jogadas com os poucos espaços que estavam sendo oferecidos, acertando apenas 3 dos 13 cruzamentos.
Com a primeira linha de defensores, Ancelotti tentou explorar possíveis contra-ataques na tentativa de construir boas jogadas. A primeira chance foi fatal: Holgate disparou e acionou Calvert-Lewin, que foi derrubado por Mendy dentro da área. Após a marcação do penal, Sigurdsson bateu e acertou o lado para abrir o placar.
A situação deixou o Everton ainda mais confortável com sua estratégia. Depois de inúmeras tentativas, o Chelsea chegou com perigo em duas conclusões de Reece James. Aos 25, o lateral direito exigiu uma boa defesa de Pickford no 1v1 dentro da área. Na cobrança de escanteio, aproveitou a sobra para bater rasteiro de fora da área e a bola desviou na trave.
Aos 36 minutos, Timo Werner teve outra grande chance ao receber cruzamento de Mateo Kovacic dentro da área na dividida com Holgate perto da pequena área. Finalizando o primeiro tempo, mais um contra-ataque de perigo construído pelo Everton com Iwobi acionando Sigurdisson, rolando a bola no canto para Richarlison fazer a infiltração da área e concluir, sendo parado por Mendy perto da trave.
2º TEMPO
O segundo tempo começou movimentado pois o Chelsea tentou acelerar as ações para tentar ser mais efetivo. Porém, a equipe permitiu mais espaços nas roubadas de bola do Everton, oferecendo mais contra-ataques aos adversários na maioria das ocasiões.
Na primeira chegada do Everton, Richarlison acelerou pela esquerda trazendo pelo meio chegando na área para exigir do goleiro Mendy uma defesa segura. Em seguida, Sigurdisson cruzou para Yerry Mina concluir de cabeça, testando muito alto e desperdiçando. Pouco depois, Sigurdisson voltaria a ser acionado ao executar mais um cruzamento de cabeça para Mina completar. A bola foi desviada e Calvert-Lewin levou perigo na sobra.
O Chelsea voltaria a sofrer na velocidade adversária. Aos 19, Iwobi deu o passe e Calvert-Lewin carregou pela direita em mais uma roubada de bola tendo campo aberto, parando apenas quando foi derrubado por Chilwell dentro da área. Para a sorte dos Blues, o VAR foi acionado e identificou o impedimento na origem da jogada.
Na reta final do jogo com Werner deslocado para a direita, o Chelsea conseguiu pressionar o Everton dentro de seu campo e voltou a trocar mais passes, chegando cada vez mais. Aos 30 do 2º tempo, a melhor chance aconteceu no chute colocado de Mount perto da área em cobrança de falta, acertando a trave com bastante perigo. Em seguida, Giroud desperdiçou no centro da área e chutou por cima após receber cruzamento da de Werner pela direita.
Aos 48 do 2º tempo, a última chance do Chelsea foi no forte cruzamento de Thiago Silva, que parou nas mãos de Pickford em defesa tranquila para garantir a vitória. Apesar dos 72% de posse no segundo tempo, os Blues não conseguiram finalizar no alvo (4 finalizações para fora) nesta derrota por 1 a 0.
PRÓXIMOS JOGOS
A próxima rodada da Premier League será disputada neste meio de semana. O Chelsea volta a campo nesta terça-feira (15) contra o Wolverhampton, enquanto o Everton enfrentará o Leicester City nesta quarta-feira (16). As duas equipes jogarão fora de casa.
FICHA TÉCNICA Premier League 2020/21
Everton 1-0 Chelsea
Data: 12/12/2020, 17:00
Estádio: Goodison Park
Árbitro Jonathan Moss
Gols: 1T 22′ Sigurdsson (Everton)
Substituições – Everton: André Gomes (Sigurdsson); Davies (Iwobi); Kenny (Richarlison)
Substituições – Chelsea: Abraham (Havertz); Gilmour (Kovacic);
Everton (4-3-3): Pickford; Mason Holgate, Yerry Mina, Keane, Ben Godfrey; Sigurdsson, Allan, Doucouré; Iwobi, Calvert-Lewin, Richarlison. Técnico: Carlo Ancelotti
Chelsea (4-3-3): Edouard Mendy; Reece James, Kurt Zouma, Thiago Silva, Ben Chilwell; Kovacic, Kanté, Mason Mount; Kai Havertz, Olivier Giroud, Timo Werner. Técnico: Frank Lampart
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.