O Benfica continua vivo no Campeonato Português. Pelo menos, até amanhã. Nesta terça-feira, os Encarnados receberam o Vitória de Guimarães no Estádio da Luz e fizeram o dever de casa: venceram por 2 a 0. e impediram o Porto de se sagrar campeão sem entrar em campo. Chiquinho e Haris Seferovic marcaram os gols da partida.
RESPIRANDO POR APARELHOS
O Benfica atingiu os 71 pontos e diminuiu a vantagem do líder Porto (76) para cinco pontos. Para ser campeão, precisa de um milagre: ganhar os dois jogos restantes (Rio Ave e Sporting) e torcer para o rival perder as três partidas finais (Sporting, Moreirense e Braga). Em caso de empate ou vitória sobre o Sporting, nesta quarta-feira, o Porto acaba com as chances do Benfica e confirma o título português. Já o Vitória de Guimarães permanece na 7ª posição, com 46 pontos, e também depende de um milagre para se classificar para a Liga Europa.
O JOGO
Pressionado pela vitória, o Benfica controlou a posse de bola (60% contra 40%), mas sofreu para ser efetivo e criar oportunidades. Na verdade, quem jogou melhor na primeira etapa e chegou mais perto de abrir o placar foi o Vitória de Guimarães, mas Edwards parou no travessão e o goleiro do Benfica Odysseas fez duas grandes defesas. Quando pareciam estar no pior momento do jogo, os encarnados finalmente tiraram o zero do placar. Aos 37 minutos, Nuno Tavares cruzou, o brasileiro Carlos Vinicius não conseguiu dominar e a bola sobrou para Chiquinho bater de primeira e balançar as redes.
No segundo tempo, ambas as equipes tiveram dificuldades em criar chances e a primeira finalização a gol foi apenas aos 36 minutos, em um chute sem perigo do Vitória de Guimarães. A partir daí, o jogo ganhou em emoção. Aos 37′, Seferovic quase marcou um golaço de cobertura para o Benfica, mas o goleiro brasileiro Douglas evitou. Aos 40′, o atacante João Pedro até chegou a empatar a partida para o Vitória, mas estava impedido e o lance foi anulado. No lance seguinte, Seferovic completou cruzamento de Rafa Silva, ampliou a vantagem para os donos da casa e fechou o placar.
VAGA ASSEGURADA
Com a vitória, o clube de Lisboa não pode mais ser ultrapassado pelo terceiro colocado Sporting. Dessa forma, garantiu, pelo menos, a vaga nas fases preliminares da Champions League. Para alcançar a fase de grupos do torneio continental, o clube precisará passar pela terceira pré-eliminatória (jogo único) e, depois, por um play-off de dois jogos. Os adversários serão conhecidos por sorteio.
INTERINO INVICTO
Esta foi a terceira partida do Benfica sob o comando do técnico interino Nélson Veríssimo. Ele assumiu após a demissão de Bruno Lage e ainda não sofreu nenhuma derrota. Até agora, foram duas vitórias (Boavista e Vitória de Guimarães) e um empate (Famalicão), mas insuficiente para se aproximar do líder Porto. Pensando na próxima temporada, o Benfica negocia com Jorge Jesus, treinador do Flamengo, e pode ter novidades após a final do Campeonato Carioca, nesta quarta-feira. De acordo com o canal português SporTV, o “Mister” viaja sábado para Lisboa para acertar o retorno para o clube que comandou entre 2009 e 2015.
SEQUÊNCIA NO PORTUGUÊS
O Benfica volta a campo na próxima terça-feira para enfrentar o Rio Ave, pelo encerramento da 33ª e penúltima rodada do campeonato. A partida será às 17h15 (horário de Brasília). Já o Vitória de Guimarães recebe o Marítimo, no domingo, também às 17h15.
Siga o perfil do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook