Vasco

A liquefação do sangue de São Januário: milagre do santo que gerou o nome do estádio volta a acontecer na Itália

Januário é um santo que possui uma relação próxima com o Vasco, porque o Estádio Vasco da Gama ficou carinhosamente conhecido por São Januário

Publicado em

Foto: Daniel RAMALHO/VASCO
— Continua depois da publicidade —

Em dois dias, o Vasco voltará a jogar em São Januário com a presença de público contra o Coritiba. A partida acontecerá dois dias após um milagre relacionado ao santo que, indiretamente, influenciou o nome do estádio. O dia 19 de setembro é a sua data oficial. A casa do clube oficialmente se chama “Vasco da Gama”, mas recebeu a alcunha por causa da rua São Januário, onde está localizada.

Nos dias 19 de setembro, a relíquia do sangue de são Januário se liquefaz, adquirindo a coloração vermelha, como se tivesse sido recém-derramado. A primeira vez que isso aconteceu foi em 1389 – o sangue está guardado em duas ampolas de vidro e é um evento testemunhado por fiéis na catedral de Nápoles, na Itália, anualmente.

+ Com a volta de São Januário, torcida do Vasco esgota ingressos
+ Vasco vai iniciar testes para reconhecimento facial; veja passo a passo

Publicidade

Além do evento hoje, a liquefação também costuma acontecer outras duas vezes no ano: no sábado anterior ao primeiro domingo de maio e em 16 de dezembro. Não há uma explicação científica para o fenômeno, que é ligado à adoração e oração dos fiéis. O evento é comemorado por colônias italianas, inclusive o bairro da Mooca, em São Paulo.

Por meio de suas redes sociais, o Vasco fez um post em homenagem ao santo que gerou a alcunha do estádio:

+ PARA SABER MAIS SOBRE O VASCO, SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO INSTAGRAMTWITTERFACEBOOK YOUTUBE.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile