O novo técnico do Flamengo, Tite, concedeu sua primeira entrevista coletiva pelo clube nesta segunda-feira(16). O treinador falou sobre seu estilo de jogo e destacou que o principal objetivo do trabalho é a classificação direta para a próxima Libertadores, começando com o próximo jogo. “O meu foco é um grande desempenho para quinta-feira e formatar essa equipe para que ela tenha grandes resultados”.
Também chegam para integrar a comissão técnica, os auxiliares Cleber Xavier, Cesar Sampaio e Matheus Bachi, além do analista de desempenho Lucas Oliveira e o preparador físico Fabio Mahseredjian
O Presidente Rodolfo Landim abriu a coletiva rasgando elogios à Tite, e relembrou o período em que trabalharam juntos na Copa América de 2019 (o mandatário rubro-negro foi chefe de delegação da Seleção Brasileira na competição). “Falar da qualidade do Tite é perda de tempo, (…) ele tem a cara do Flamengo”
Tite falou sobre os primeiros dias de trabalho no Flamengo. “Esse tempo de vinda antes da Data Fifa foi importante principalmente para o conhecimento humano”. O técnico revelou que fez videoconferência com os atletas convocados que não estão participando das atividades. Arrascaeta, Pulgar e Gerson estão à disposição de suas seleções.
Segundo treinador a principal meta do trabalho é a vaga no G4 do Brasileirão. “O objetivo é a classificação direta para a Libertadores. A perspectiva do título é sonho, mas nós temos realidade em relação a isso.”
O novo treinador também comentou a possibilidade de utilização de dois centroavantes. “Eu conversei com o Gabi e com o Pedro. Falei da possibilidade da utilização dos dois, o conjunto da obra com Bruno (Henrique) começa a ter uma variável maior”.
“Eu conversei com ele sim (Gabigol). Coloquei a ele e o Pedro que eles concorreram a ir para a Copa, mas não em posições iguais.” Segundo Tite, Gabi é um atacante mais móvel e Pedro tem características de pivô e até por isso podem jogar juntos.
Tite também revelou outro bastidor dessa conversa com Pedro e Gabi, o comandante perguntou a eles: “Como vocês podem contribuir juntos ? Pedro respondeu que competindo e elevando cada
vez mais o nível técnico dentro dos treinos e nos jogos”
O técnico também destacou as principais motivações para assumir o Flamengo. “Quatro anos de clube e a estabilidade. A torcida, a estrutura, o grupo que joga às claras. Não queria vir agora, mas há uma necessidade. Desafio profissional. Estado onde nunca trabalhei. Tudo isso me motiva.”
Tite disse como pretende motivar um elenco muito vitorioso como o do Flamengo. “Não gosto do termo tirar da zona de conforto. Deixa na zona de conforto, mas desafia”.
Sobre o estilo de jogo: “O jogo é um mecanismo vivo mas ele parte de alguns princípios. Manter a posse de bola e ser criativo-ofensivo é do DNA do Flamengo. E isso vai continuar assim, por que o técnico tem que se adaptar aos atletas e à equipe”