A péssima campanha de retorno do ABC à Série B do Campeonato Brasileiro foi coroada com o que todo mundo previa, mas só foi confirmado matematicamente na noite desta quinta-feira (26). O clube potiguar é o primeiro a ser rebaixado à Série C. Em jogo disputado no Estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão, válido pela 34ª rodada da Segundona, o alvinegro enfrentou o Avaí e empatou em 1 a 1. Waguininho abriu o placar aos visitantes no primeiro tempo, mas Welliton empatou no fim, em resultado que nada adiantou aos donos da casa.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.
Apesar de atuar longe de casa, o Avaí assustou desde os primeiros minutos com Fellipe Bastos, mas Michael defendeu. O volante ainda acertou a trave em chute de fora da área. O ABC respondeu com Wallyson, mas também não conseguia balançar as redes. Em uma partida equilibrada, os catarinenses conseguiram abrir o marcador. Aos 33 minutos, Waguininho foi acionado na entrada da área e chutou forte, sem chances de defesa, para abrir o placar.
Ao time potiguar, restava apenas a virada para seguir com as mínimas chances de sobrevivência. Com duas mudanças no retorno do intervalo, os mandantes pressionaram e empilharam chances, mas a imprecisão e as falhas cometidas durante ao longo do ano continuaram repetidas vezes. Até que o clube minimizou os danos aos 40 minutos, quando Welliton recebeu passe na área, tirou a marcação da jogada e finalizou no canto para empatar o jogo. Os dois clubes poderiam ter marcado mais gols, mas foi por pouco.
Com o resultado, os abecedistas estão matematicamente rebaixados, ocupam a 20ª e última posição com apenas 21 pontos. Os avaianos seguem na 13ª colocação, com 39 pontos, e podem reduzir a distância em relação à zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Avaí vai enfrentar a Ponte Preta em confronto direto a ser realizado às 17h do sábado (4), no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas/SP. O ABC, por sua vez, terá o Criciúma como adversário no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma/SC, às 21h30 da terça-feira (7).