A Seleção da Suíça está pronta para a disputa da Copa do Mundo 2022, a ser disputada no Qatar entre os próximos dias 20 de novembro e 18 de dezembro. O técnico Murat Yakin anunciou, nesta quarta-feira (9), a lista dos 26 jogadores convocados para defender a Nati em sua 12ª participação no torneio, a quinta de forma consecutiva. Em entrevista ao divulgar quais os jogadores irão viajar ao Oriente Médio, Yakin destacou o bom desenvolvimento de atletas suíços nos últimos meses e o quanto isso dificultou para definir a lista em 26 nomes.
“Nós queremos fazer história juntos. Para os nossos torcedores e para o nosso belo e diversificado país. Fomos mimados pela escolha em algumas posições. Muitos jogadores apresentaram performances convincentes nas últimas semanas e meses. Mas, no final, tive que me limitar a 26 nomes. Estou convencido de que estes 26 jogadores podem sempre nos ajudar a atingir os nossos objetivos”.
Uma das ausências mais sentidas no elenco é a ausência do goleiro Yvon Mvogo. O arqueiro do Lorient teve lesão muscular diagnosticada e confirmada pelo time francês, o que resultou em seu corte na hora da definição. Outro arqueiro que também requer atenção é Yann Sommer, um dos atletas mais experientes da seleção. O goleiro do Borussia Mönchengladbach está na lista de convocados, mas se recupera de lesão e ainda será submetido a alguns testes para confirmar ou não sua ida ao Qatar. Em relação a 2018, dez jogadores não foram convocados.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e TikTok.
Nas Eliminatórias Europeias, a Suíça esteve no Grupo C, ao lado da Itália, da Irlanda do Norte, da Bulgária e da Lituânia. Em oito jogos, a equipe ganhou cinco e empatou três, somou 18 pontos e ficou invicta no primeiro lugar da chave, principalmente por segurar os italianos na reta final da fase de classificação, o que garantiu a vaga direta aos suíços e posteriormente a segunda vez seguida que a Squadra Azzurra não irá disputar o Mundial.
Na Copa do Mundo, a Suíça estará no Grupo G, ao lado do Brasil, da Sérvia e de Camarões. A estreia dos rossocrociati será no próximo dia 24, uma quinta-feira, diante dos camaroneses no Al Janoub Stadium, às 7h da manhã. Em seguida, serão dois jogos no Estádio 974. O primeiro será contra a Seleção Brasileira às 13h da segunda-feira (28) e o segundo contra os sérvios às 16h do dia 2 de dezembro, uma sexta-feira.
Lista de convocados da Suíça
Goleiros – Yann Sommer (Borussia Mönchengladbach/ALE), Jonas Omlin (Montpellier/FRA), Gregor Kobel (Borussia Dortmund/ALE) e Philipp Köhn (Salzburg/AUT).
Defensores – Ricardo Rodríguez (Torino/ITA), Fabian Schär (Newcastle/ING), Manuel Akanji (Manchester City/ING), Nico Elvedi (Borussia Mönchengladbach/ALE), Silvan Widmer (Mainz/ALE) e Eray Cömert (Valencia/ESP).
Meio-campistas – Xherdan Shaqiri (Chicago Fire/EUA), Granit Xhaka (Arsenal/ING), Remo Freuler (Nottingham Forest/ING), Denis Zakaria (Chelsea/ING), Djibril Sow (Eintracht Frankfurt/ALE), Renato Steffen (Lugano/SUI), Edimilson Fernandes (Mainz/ALE), Fabian Frei (Basel/SUI), Michel Aesbicher (Bologna/ITA), Ardon Jashari (Luzern/SUI) e Fabian Rieder (Young Boys/SUI).
Atacantes – Haris Seferović (Galatasaray/TUR), Breel Embolo (Monaco/MON), Ruben Vargas (Augsburg/ALE), Christian Fassnacht (Young Boys/SUI) e Noah Okafor (Salzburg/AUT).
Técnico – Murat Yakin.