Neste sábado (17), às 16h, o Avaí vai à Vila Belmiro enfrentar o Santos pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O duelo contra o atual líder do campeonato não promete ser fácil, mas o clube catarinense acredita que a solidez defensiva pode ajudar a somar pontos fora de casa: o Leão da Ilha possui a quarta melhor defesa da competição, com 15 gols sofridos em 20 jogos.
Até o momento, o Avaí só não sofreu menos gols que Operário, Mirassol e o próprio Santos. Na última rodada, inclusive, a equipe encerrou um jejum de nove jogos sem vencer ao superar o Operário, na Ressacada, na estreia do técnico Enderson Moreira. Com a vitória pelo placar mínimo, a defesa do Leão voltou a não ser vazada.
Hoje, com 28 pontos e cinco a menos que o América-MG (primeira equipe no G-4), o Avaí ocupa a décima colocação na tabela. Após uma sequência de nove jogos sem vitórias na competição, a diretoria optou pela troca de comando técnico. Em entrevista recente, Enderson ressaltou a oportunidade de dirigir o clube e a importância do acesso ao fim da temporada.
— Estou muito feliz por estar aqui e com a expectativa de que posso contribuir para o objetivo do clube, que é o acesso. Sabemos do desafio, da dificuldade, mas vamos trabalhar da melhor forma para que a gente possa atingir esta meta — afirmou o treinador.
Fora de campo, além da chegada do novo comandante, o departamento de futebol se mobilizou para reforçar o elenco e contratou nomes experientes, como os atacantes Vagner Love e Cassiano, ex-Internacional.
O retorno à primeira divisão é o principal objetivo do Avaí nesta temporada. E para isso, o Leão tem se reorganizado também além das quatro linhas. No clube desde 2022, o presidente Júlio César Heerdt acredita que a profissionalização da gestão cumpre um papel determinante na jornada de retorno à elite do futebol nacional.
— Temos trabalhado para implementar medidas que ajudem a colocar o clube nos eixos, com responsabilidade ao contratar, quitando dívidas e estabelecendo metas condizentes com a nossa realidade. Não é um processo imediato, mas o esforço de todos e o apoio da nossa torcida serão fundamentais para voltarmos à Série A — destaca o mandatário da equipe catarinense.