Goiás

Adversários neste domingo (29), Goiás e Vasco estão entre os poucos clubes do país que utilizam reconhecimento facial em seus estádios

Goiás (Foto: Divulgação / Goias)

Dentro de campo, o embate marca um confronto decisivo para as pretensões das equipes nesta temporada

Foto: Divulgação / Goias

Neste domingo (29), às 16h, no Estádio Hailé Pinheiro, o Goiás recebe o Vasco em partida válida pela 30ª do Campeonato Brasileiro. Dentro de campo, o embate marca um confronto decisivo para as pretensões das equipes nesta temporada. Fora das quatro linhas, ambos os clubes apresentam algo em comum: o pioneirismo na implementação do sistema de reconhecimento facial para o acesso às partidas.

No fim da temporada de 2022, o Goiás se tornou o primeiro clube da Série A do Brasileirão a possibilitar que os torcedores acessassem as arquibancadas por meio da biometria facial. Com a alta popularidade da medida, a diretoria do time goiano decidiu, desde então, implementar o modelo para todos os seus jogos como mandante.

Paulo Rogério Pinheiro, presidente do Goiás, explica sobre o principal motivo para adoção do sistema: “Nós implementamos o reconhecimento facial no ano passado por entender que é um projeto que traz mais segurança para as famílias e para os torcedores que frequentam os jogos. O modelo funcionou bem e, agora, em 2023, ele é usado em todas as nossas partidas no estádio Hailé Pinheiro”.

O Vasco da Gama também está presente no seleto grupo de equipes que disponibilizam o formato para a entrada dos apoiadores nos estádios. O cruzmaltino começou a utilizar o modelo em setembro. O Sistema de Controle de Acessos foi desenvolvido pela Imply, empresa que também está presente em diversos palcos do futebol brasileiro, como Maracanã, Beira-Rio, Arena Fonte Nova, Arena MRV e Arena Pernambuco.

“O sistema de reconhecimento facial que desenvolvemos apresenta recursos para levar segurança, conforto e alto desempenho ao público presente. Nossa meta é criar tecnologias modernas para inovar a gestão esportiva e otimizar a experiência dos apoiadores. Queremos tornar o nosso país em uma referência global em segurança nos eventos voltados para o mundo do esporte”, conclui Tironi Paz Ortiz, CEO da Imply.

Além de Goiás e Vasco, o Palmeiras é outro clube que também implementou o sistema de reconhecimento facial para o acesso da torcida aos jogos. O Alviverde iniciou o processo de implementação neste ano e, atualmente, o aparato funciona em todos os setores do Allianz Parque.

O Athletico já demonstrou interesse na medida e deve utilizar o modelo em breve na sua casa, em Curitiba. Na Arena MRV, em Belo Horizonte, o formato já começou a ser testado. No ‘Jogo das Lendas’, evento teste que ocorreu no local, houve um experimento da tecnologia. Profissionais de imprensa e também funcionários do Galo utilizam a biometria facial no acesso ao novo estádio do clube.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo