O Ajax, um dos clubes mais tradicionais da história do futebol europeu, se posicionou fortemente contrária à criação da Superliga Europeia.
Com quatro títulos continentais na história (Copa da Europa e Champions League), o Ajax afirma estar desapontado com a criação de uma possível Superliga, além de estar demonstrando apoio à decisão da UEFA em remodelar a UEFA Champions League a partir de 2024.
O novo formato aprovado no Conselho da UEFA nesta segunda-feira (19) aumenta o número de equipes para 36 e substitui a Fase de Grupos por uma Fase de Liga, com as equipes enfrentando determinados adversários e buscando vagas nas oitavas de final com pontos corridos.
No formato da Superliga Europeia, previsto para ser disputada com 20 equipes (dois grupos com dez equipes cada), os quinze membros fundadores serão cativos em todas as temporadas.
Veja abaixo a nota oficial do Ajax na íntegra:
“O Ajax está completamente surpreso e decepcionado com o anúncio de uma possível Superliga. Apoiamos a nova configuração proposta pela UEFA, confirmada na segunda-feira.
Através do meu trabalho para a ECA, estive envolvido durante vários anos em discussões sobre um novo formato para as competições de clubes da UEFA. No passado, o Ajax trabalhou em conjunto com o ECV e o KNVB para fazer acontecer uma série de mudanças, como por exemplo, para tornar a participação na UEFA Champions League mais acessível aos clubes.
Pensamos ter encontrado a solução com o chamado modelo suíço, com mais jogos internacionais para mais clubes. Estamos muito decepcionados com a reviravolta súbita e tardia que outros dirigentes de alguns dos principais clubes internacionais deram neste fim de semana, com o resultado de um período muito incerto ameaçar o horizonte do futebol europeu.”
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook