O espanhol Carlos Alcaraz, vice-líder da ATP, renovou seu contrato com a gigante norte-americana de materiais esportivos, Nike, no que se estima ser um dos maiores contratos da história do tênis. Alcaraz ganhará marca própria.
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De acordo com informações apuradas pelo site espanhol Relevo, Nike e a equipe do tenista chegaram a um acordo antes da conquista de Alcaraz em Roland Garros, o que marcou seu terceiro Grand Slam.
Alcaraz iniciou seu contrato com a Nike em 2019, quando estava surgindo na elite do tênis e este valia até 2025. Porém, após a conquista do primeiro Grand Slam do jovem espanhol, US Open 2022, e sua chegada ao topo do ranking mundial como o mais jovem número 1 da história, tanto a equipe que administra a parte comercial da carreira do tenista quando a empresa passaram a falar em renovação antecipada de contrato.
As reuniões iniciais ocorreram em 2023 e a equipe de Alcaraz aumentou a pedida e valores após a empresa e o italiano Jannik Sinner assinarem um contrato de 10 anos no valor total de US$ 158 milhões, cerca de R$ 846 milhões. De início, a equipe de Alcaraz planteava cerca de 15,8 milhões anuais (R$84,7 milhões), mas com o contrato dado a Sinner, que ainda não havia vencido um Grand Slam ou sequer chegado ao número 1, o fez nesta semana (10/06/2024), a equipe de Alcaraz pediu mais e tentou chegar a cifra de 18 milhões anuais (R$ 94,5 milhões).
As apurações do Revelo apontam que o acordo entre Alcaraz e Nike premiará o tenista entre 15 e 20 milhões por temporada (R$80 e R$107 mihões). Nenhuma das partes confirma o valor e a equipe de Alcaraz não confirmava a pedida.
O contrato, a exemplo de Sinner, também será de 10 anos e está estipulado que a marca já trabalhe e desenvolva para Alcaraz um logotipo próprio. O tenista jogará apenas com kits exclusivamente desenhados para ele.
A criação do logo para Alcaraz segue uma tendência da empresa, que em 2006 desenvolveu o logo RF de Roger Federer, que então com 26 anos tinha 10 títulos do Grand Slam e 13 anos de contratos já corridos com a Nike, com quem permaneceu até 2018. Rafael Nadal foi outo tenista que teve uma logo desenvolvida pela empresa norte-americana, com quem tem contrato desde 2004.
Até a renovação de Alcaraz, o contato de patrocínio de Sinner era o mais importante e caro do tênis. A título de comparação, Novak Djokovic, recebe US$ 10 milhões (R$ 53,6 milhões) anuais da Lacoste. O valor é o mesmo recebido anualmente por Nadal com a própria Nike.
Após romper com a Nike, Federer assinou com a marca japonesa Uniqlo, porém o contrato que vale 30 milhões (R$160 milhões) anuais é diferenciado e foi pensado para o pós carreira de Federer no esporte, como grande embaixador global da marca. O contrato de Federer não é de patrocínio e sim de visibilidade. À Uniqlo, Federer levou sua logo, após acordo com a Nike.
Em 2023, Carlos Alcaraz aportou 31,4 milhões de euros recebidos unindo valores ganhos em quadra e com patrocínios, o que fez dele o segundo tenista que mais faturou atrás apenas de Djokovic. Além da Nike, Alcaraz tem contratos de patrocínio com as marcas Rolex, Babolat, BMW, ElPozo, Isdin, Turismo de Murcia e Louis Vuitton.