América-MG

América x Cruzeiro: relembre a marcante final da Copa Sul-Minas de 2000

Publicado em

Foto: América
— Continua depois da publicidade —

Neste domingo (21), o América recebe o Cruzeiro, em mais uma edição deste tradicional clássico mineiro. Ao longo da história, as equipes dividiram craques, protagonizaram grandes duelos e decidiram alguns torneios, como na Copa Sul-Minas de 2000, em que o Coelho levou a melhor.

Para celebrar tantos momentos envolvendo essas duas equipes, o Esporte News Mundo decidiu relembrar esse marcante confronto. Superando todas as adversidades, o América derrubou um estrelado elenco cruzeirense e levantou um dos títulos mais importantes de sua história.

DERRUBANDO GIGANTES

A campanha do América na Sul-Minas de 2020 se caracterizou por uma grande caminhada superando grandes times do futebol brasileiro. Na fase de grupos, o Coelho terminou líder, com 11 pontos, ficando à frente de Athletico-PR, Internacional e Avaí. Dentre os principais resultados, o time mineiro superou o Internacional, fora de casa, por 1 a 0, superou o Furacão por 4 a 1 e fez 2 a 0 no Avaí.

Publicidade

Nas semifinais, o América voltou a enfrentar o Athletico-PR e, mais uma vez, superou a equipe sulista. Após dois empates em 2 a 2, os times tiveram de decidir a vaga na final nas penalidades máximas. Com Milagres decisivo e um belo aproveitamento de seus batedores, o Decacampeão levou a melhor e avançou à decisão. Vale lembrar que, no ano seguinte, o Furacão levaria o troféu do Brasileirão, o que ainda mais valoriza o feito dos mineiros.

CLÁSSICO NA DECISÃO E O TÍTULO AMERICANO

De um lado, uma verdadeira seleção por parte da Raposa que, meses depois, levantaria a Copa do Brasil diante do São Paulo. André, Cris, Cleber, Muller, Ricardinho, Óseas… grandes nomes do futebol brasileiro na altura, mas quem pensava que o América seria facilmente batido pelo Cruzeiro na final da Sul-Minas, se enganou. Por sua vez, o Coelho também possuía um grande time. Milagres, Pintado, Ruy, Palhinha e companhia carregavam a nação americana rumo ao topo.

No primeiro jogo, o cartão de visitas do América foi apresentado. De pênalti, o campeoníssimo volante Pintado marcou o gol da vitória americana, que dava o primeiro passo para conquistar a taça. Na volta, precisando do resultado, o Cruzeiro emplacou uma grande pressão no início do jogo, e até abriu o placar, com o lateral Zé Maria. Em uma grande atuação, o goleiro Milagres fez jus ao nome e evitou um desastre, impedindo o time celeste de fazer mais tentos.

Entretanto, o Coelho não desistiu. Aos oito minutos da etapa final, Zé Afonso recebeu de Palhinha, encheu o pé, a bola desviou no defensor azul e morreu no fundo da rende. Seria o gol do título, já que o América tinha a vantagem do empate. Contudo, Álvaro tinha um plano. E que plano! Para fechar com chave de ouro, aos 38 minutos do segundo tempo, o atacante arrancou em contra-ataque, cortou Ricardinho e bateu de forma bonita, sem chances

A comemoração de Álvaro – Foto: Reprodução/Youtube

Campeão, de fato, de direito e com superioridade. O América superou uma grande equipe do Cruzeiro e botou as mãos na Copa Sul-Minas de 2000, que é, até hoje, um dos títulos mais comemorados e lembrados pela torcida do time verde e preto.

Para saber tudo sobre América-MG, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile