Os dois últimos amistosos da Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo foram positivos não apenas em termos de resultado, mas também importantes para a consolidação de jogadores visando a convocação para o Mundial. Neste sentido, o técnico Tite fez testes importantes contra Gana e repetiu contra a Tunísia, indicando jogadores que podem fazer parte da lista final. Alguns atletas conseguiram se destacar enquanto outros podem ter perdido espaço.
Uma posição que ainda segue bastante indefinida é a de zagueiro. A dupla titular com Marquinhos e Thiago Silva já se mostra bastante consolidada, tendo Éder Militão como provável reserva. O jogador do Real Madrid, aliás, também foi testado na lateral direita e foi bem, o que aumenta sua chance de convocação. Levando em consideração que serão 26 convocados, o treinador pode optar por mais dois ou até três zagueiros.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Nesta convocação para os amistosos, Tite chamou Bremer, da Juventus, e Ibañez, da Roma. O primeiro enfrentou Gana, enquanto o segundo teve chance de enfrentar a Tunísia. No radar da comissão técnica ainda está Gabriel Magalhães, do Arsenal. Essa é uma das principais dúvidas para a lista final.
Na lateral esquerda, a situação está muito próxima de ser definida. Com a lesão de Guilherme Arana, do Atlético-MG, o espaço acabou sendo aberto para Alex Telles, do Sevilla. Foi o jogador que começou como titular nos dois amistosos, tendo Renan Lodi entrado no decorrer das partidas. Telles, no entanto, se mostrou bastante seguro e em vantagem para ganhar a vaga de reserva de Alex Sandro no Mundial.
No ataque, uma novidade também pode aparecer. Após muita cobrança, o técnico Tite resolveu convocar Pedro, do Flamengo. Apesar de não ter atuado no primeiro amistoso, diante de Gana, o atacante mostrou qualidade e fez um dos gols na vitória por 5 a 1 sobre a Tunísia. Ao que tudo indica, Pedro poderá ficar com uma das vagas no ataque deixando Matheus Cunha, do Atlético de Madrid, fora da relação final.
Cunha chegou a atuar contra Gana, mas não balançou as redes. O atacante até teve boa oportunidade, mas a finalização acabou sendo afastada pela defesa da seleção africana. A presença de área de Pedro, assim como seu bom aproveitamento nas jogadas aéreas devem convencer Tite. Também no ataque, Roberto Firmino, do Liverpool, foi convocado para os amistosos, mas não teve protagonismo. Gabriel Jesus, do Arsenal, que ficou fora desta convocação, deve ser opção de Tite na Copa do Mundo.
No próximo dia 21 de outubro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai enviar à Fifa uma lista com 55 jogadores que podem ser convocados. A definição dos 26 atletas será conhecida no dia 07 de novembro. O início da preparação para a Copa do Mundo será no dia 14 de novembro, em Turim, na Itália. A estreia na competição acontece no próximo dia 24 de novembro, contra a Sérvia.