Conmebol Libertadores

Análise: Atlético-MG vai precisar de atenção para não se atrapalhar em grupo da Libertadores

Atlético-MG é favorito em grupo da Libertadores (Foto: Pedro Souza / Atlético)

Atlético-MG terá Peñarol (Uruguai), Rosário Central (Argentina) e Caracas (Venezuela) pelo caminho da fase de grupos da Libertadores

Foto: Pedro Souza / Atlético

O Atlético-MG está no Grupo G da Copa Libertadores. O Galo terá Peñarol (URU), Rosario Central (ARG) e Caracas (VEN) como adversários nesta fase da competição. O sorteio foi realizado na noite desta segunda-feira (18), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Diante diss, o ENM analisa os confrontos da equipe mineira.

+ Libertadores 2024: veja como ficaram os grupos após sorteio

O Atlético-MG conseguiu ser sorteado em um grupo mais acessível, onde é claramente o time mais forte. No entanto, não pode se deixar levar por isso, pois ainda serão jogos (e logísticas) complicados. Fora isso, Peñarol e Rosario Central são times com espírito da Libertadores e com vasta experiência.

Peñarol (Uruguai)

Classificado como vice-campeão uruguaio da última temporada, o Peñarol carrega uma tradição imensa: são cinco títulos e mais cinco finais perdidas. O clube conta com um velho conhecido no comando (Diego Aguirre, que no Brasil dirigiu Internacional, Atlético-MG e São Paulo). Além disso, o time ainda tem o atacante Matheus Babi, emprestado pelo Athletico-PR. Além do atacante, Léo Fernández, que esteve na campanha do Fluminense, é um dos destaques da equipe. Os uruguaios podem dificultar por conta da força nacional e pela tradição na disputa.

No retrospecto geral, são cinco partidas contra o Galo, sendo dois empates e duas vitórias para o Alvinegro. Em competições oficiais, o único encontro foi na fase de grupos Copa Mercosul de 2000, com uma vitória do Atlético e um empate.

Rosário Central (Argentina)

Miguel Ángel Russo, que já esteve a frente do Boca Juniors, é o técnico. O argentino que entra na Libertadores como campeão da Copa da Liga Argentina em 2023. Em seu elenco, destacam-se os nomes de Jonatan Gómez, ex-meia do São Paulo, e também Abel Hernández, atacante uruguaio que passou por Internacional e Fluminense. A melhor campanha do clube foi em uma semifinal de 2001. É uma equipe, que apesar da não estar em grande fase nos últimos anos, pode dificultar.

No retrospecto contra o Galo, são seis partidas, com três vitórias, dois empates e apenas um triunfo do Alvinegro. O embate emblemático foi nas finais da Copa Conmebol de 1995, jogos clássicos na história dos dois clubes.

Caracas (Venezuela)

É o time com o maior número de títulos do Campeonato Venezuelano (12), mas amarga um jejum de cinco anos. Os venezuelanos ainda buscam evolução e é considerado o mais fraco do grupo do Galo. Na sua segunda temporada como treinador do Caracas, Leonardo González continua apostando em um elenco jovem (média de 23,3 anos).

O que pode dificultar para o Atlético-MG é a viagem. São mais de 11 horas de viagem até o local do jogo. Em 2023, o Alvinegro foi até o país ao norte do Brasil encarar o Carabobo justamente no estádio do Caracas, e teve logística complicada e cansativa.

Dias dos jogos

A estreia do Atlético na competição será contra o Caracas (VEN), fora de casa. A partida será realizada entre os dias 2 e 4 de abril, ainda a ser definida pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Já a estreia como mandante na Libertadores será contra o Rosario Central (ARG), na Arena MRV, em Belo Horizonte, entre 9 e 11 de abril, na segunda rodada do Grupo G.

  • Rodada 1: 2 a 4 de abril – Caracas (VEN) x Atlético
  • Rodada 2: 9 a 11 de abril – Atlético x Rosario Central (ARG)
  • Rodada 3: 23 a 25 de abril – Atlético x Peñarol (URU)
  • Rodada 4: 7 a 9 de maio – Rosario Central (ARG) x Atlético
  • Rodada 5: 14 a 16 de maio – Peñarol (URU) x Atlético
  • Rodada 6: 28 a 30 de maio – Atlético x Caracas (VEN
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo