Futebol Internacional
Análise: Momentos marcantes da histórica era de Messi no Barça, que chega ao fim.
— Continua depois da publicidade —
Lionel Messi não é mais jogador do Barcelona. Em anúncio oficial feito pelo clube no início da tarde de quinta-feira, o Barça enviou a mensagem que nenhum de seus torcedores gostaria de ouvir, decretando o fim de uma das relações mais históricas do futebol.
Messi chegou ainda garoto à Catalunha, trazido junto de sua família para integrar a Masia, base do time, criada pelo histórico Johan Cruyff. Por lá, ele já chamava a atenção de jogadores do time principal, além do técnico Frank Rijkaard, que o acompanhou em seus primeiros passos no time principal em 2005.
Seu primeiro gol é marcante, recebendo assistência de Ronaldinho Gaúcho, craque que deixaria para Messi a camisa 10, ao fim de sua passagem pela Espanha. Esse momento já foi comandado por Guardiola, que fez nascer a lenda como enxergamos hoje, lapidando uma gigantesca joia do futebol mundial, com alto rendimento em diferentes funções, como na ponta e atuando como falso 9.
Já com Luís Enrique, Messi conquista seu último grande título continental pelo Barça, junto de Neymar e Suárez, formando um dos melhores trios de ataque já visto: o MSN. Diante da Juve, os blaugranas garantiram a quinta taça da Champions League, tendo Messi como protagonista.
Desde então, por problemas financeiros fora do campo envolvendo o ex-presidente Josep Maria Bartomeu, o time acumulou frustrações na competição europeia, mas seguiu com boa hegemonia nacional.
Confira no vídeo os principais destaques da saída, carreira e futuro de Messi, e do Barcelona.