Avaí

Análise: O seguro sistema defensivo do Avaí no empate com o Inter

Divulgação/Internacional

Internacional e Avaí se enfrentaram no último domingo (1) no Beira-Rio pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida terminou empatada em 0 a 0, com a trave salvando o Avaí em duas ocasiões, uma delas já nos lances finais.

Do lado da equipe catarinense chama a atenção o bom trabalho da defesa, contra um adversário que vinha de três vitórias consecutivas em todas as competições. Além disso, o Leão da Ilha havia sofrido 5 gols nas duas partidas anteriores, o que levou o treinador Eduardo Barroca a fazer alguns bons ajustes para o jogo de domingo.

Para essa partida, o técnico manteve o trio de meio-campo mais marcador – Raniele, Bruno Silva e Eduardo – mas alterou o seu funcionamento, com Raniele muitas vezes recuando para o meio da linha de defesa, para que fosse possível combater as jogadas pelos lados do Inter, pois a defesa poderia se distribuir melhor com 5 jogadores atrás. Isso permitiu que o Colorado encontrasse mais espaço à frente da defesa, tentando vários chutes de longe, o que não foi problema para o goleiro Douglas, que fez mais uma boa partida.

Para saber tudo do Avaí, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook. E se inscreva no nosso YouTube

Outro mecanismo utilizado por Barroca foi o posicionamento mais recuado dos laterais, que subiram muito menos ao ataque comparado às últimas partidas. A qualidade do Inter pelos lados foi anulada por essa estratégia.

Por outro lado, essa postura cautelosa diminuiu as opções ofensivas do Avaí, que não conseguiu atacar como nos outros jogos. Os laterais vinham sendo importantes no momento ofensivo, trabalhando com os pontas, e os meio-campistas tinham mais liberdade para atacar. Com a entrada de Jean Pyerre no segundo tempo, o Leão da Ilha até conseguiu criar mais, mas também perdeu em intensidade e marcação, que não são características do meia estreante. Apesar da melhora no ataque dos catarinenses, o Internacional cresceu no jogo após essa alteração, e quase marcou nos últimos minutos do jogo.

Essa estratégia de Barroca deve ser mantida em outros jogos nesse contexto – fora de casa contra adversário forte – mas o ataque se torna uma preocupação após a partida. Considerando os desfalques do Avaí para o confronto – Morato e Muriqui – o resultado foi positivo para a equipe, que jogou os 90 minutos pelo empate.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo