Na noite da última quarta-feira (24), o Botafogo empatou com o São Paulo por 1 a 1, no Morumbis, e fechou o primeiro turno do Brasileirão 2024 na liderança da competição com 40 pontos. Durante o jogo, o Alvinegro viveu um misto de emoções. Começou a partida perdendo logo nos primeiros minutos, empatou logo depois, no início da segunda etapa oscilou e levou empate.
Na partida, a equipe de Artur Jorge mostrou tanto pontos positivos, quanto negativos. No começo do jogo, o Alvinegro mostrou um grande poder de reação para virar o marcador em apenas 11 minutos. Após isso, o Time de Estrela Solitária foi mais objetivo no jogo e ainda poderia ter ampliado o marcador e ido para o segundo tempo com uma vantagem ainda maior.
No entanto, foi no começo da etapa final que os pontos negativos do jogo de ontem apareceram. Nos primeiro minutos, enquanto o Alvinegro se fechou, o Tricolor Paulista cresceu no jogo e deixou tudo igual com Ferreirinha. Depois de ter igualado o marcador, o São Paulo ainda poderia ter virado, mas pecou nas finalizações. Veja abaixo a análise mais aprofundada:
Poder de reação após sair atrás do marcador
Logo com cinco minutos de jogo, o Botafogo saiu atrás no marcador. Bastos derrubou Ferreirinha dentro da área e o árbitro Felipe Fernandes de Lima assinalou pênalti, na cobrança Lucas bateu e colocou o Tricolor Paulista na frente. Após isso, o Alvinegro manteve a calma e chegou ao empate poucos minutos depois.
Na jogada seguinte, Tiquinho teve sua cabeçada bloqueada por Wellington usando o braço em movimento de bloqueio, o juiz não marcou a penalidade no campo, mas após ser chamado para revisar o lance pelo VAR marcou o pênalti. Na cobrança, o camisa 9 deslocou Rafael e empatou a partida.
Após igualar o marcador, o Alvinegro manteve a sua calma, se defendeu bem e aproveitou sua primeira oportunidade após empatar para virar o jogo. Aos 21, após roubada de bola no meio campo, Tchê Tchê acionou Savarino que tocou para Tiquinho, que estava do lado esquerdo. O camisa 9 deu um lindo passe para Cuiabano, que entrou na área, passou por Alan Franco e bateu cruzado para virar o jogo.
Depois de ter virado a partida, a equipe de Artur Jorge se fechou e procurou fazer jogadas de velocidade ou um contra-ataque para marcar o terceiro. O Alvinegro teve essa chance, mas Arboleda atrapalhou Luiz Henrique e Rafael fez boa defesa e evitou o que seria o terceiro gol. Com isso, a partida foi para a segunda etapa com o Botafogo em vantagem.
Oscilação no começo da segunda etapa
Assim como na parte final do primeiro tempo, a equipe de Artur Jorge voltou para a segunda etapa fechada. No entanto, diferentemente da primeira etapa, o meio-campo titular da equipe não fez um bom jogo. Gregore recebeu amarelo e perdeu um pouco de sua combatividade, enquanto Marlon Freitas e Tchê Tchê não fizeram um bom jogo. Já a defesa ficou exposta aos ataques do Tricolor que foi para cima.
A equipe de Zubeldia cresceu na partida e chegou ao empate aos 14 da etapa final. Em contra-ataque, Lucas lançou Ferreirinha que saiu na cara de John sem marcação. Ele bateu na saída do goleiro Alvinegro que nada pôde fazer, e empatou o jogo.
Após isso, o São Paulo ainda poderia ter virado a partida, mas John fez boa defesa em finalização de Wellington e Ferreirinha perdeu um gol incrível. Depois disso, Artur Jorge mexeu no meio com as entradas de Allan e Danilo Barbosa, o que melhorou um pouco o Alvinegro em campo, mas a equipe não conseguiu chegar com muito perigo ao gol Tricolor. Mas por outro lado, não sofreu tanto defensivamente. Após seis minutos de acréscimos a partida terminou empatada.
O empate da última quarta-feira, marcou o final do primeiro turno para o Botafogo, que terminou a primeira parte do Campeonato Brasileiro como o líder da competição com 40 pontos. Além da liderança, a equipe também alcançou outro feito inédito, de se tornar o primeiro time da história da competição a marcar gols em todas as partidas.
Na abertura do segundo turno, o Alvinegro irá receber o Cruzeiro, no próximo sábado (27), às 21h30, no Nilton Santos.