Conmebol Sul-Americana

Com emoção, Bahia vence o Santa Fé e abre vantagem nas oitavas da Sul-Americana

Foto: Felipe Oliveira/Bahia

Resumo

Com sufoco e sofrimento, o Bahia venceu a primeira batalha da oitavas pelo placar de 1 a 0. Em Salvador, na noite desta terça-feira, Bahia e Unión de Santa Fé se enfrentaram pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana e protagonizaram um jogo elétrico e que foi decidido por um pênalti a favor do Esquadrão, convertido por Gilberto, que se isola na artilharia da competição com cinco gols.

Além do jogo sofrido e do pênalti decisivo, o goleiro Douglas operou milagres na mística Fonte Nova. Salvou o Bahia em diversas ocasiões e garantiu a vitória do Tricolor contra os “Tatengues” no primeiro confronto em busca das quartas de final.

O Jogo

A primeira etapa começou intensa, com o Bahia explorando os espaços deixados pelo Unión e buscou incomodar a equipe argentina. A primeira boa chegada do jogo foi com Fessin, aos 15 minutos, após receber passe de Gregore e ficar cara a cara com Moyano e o goleiro argentino fechou o gol.

Mas a partida caiu de intensidade e ficou travada no meio de campo. Dessa forma, chances ofensivas foram mais esporádicas e o Unión passou a oferecer mais perigo. Aos 38 minutos, Cabrera cobrou escanteio, a bola sobrou e Galván cabeceou para uma grande defesa do goleiro Douglas, desviando a trajetória da bola que ainda resvalou na trave.

Dois minutos depois, García recebeu dentro da grande área e chutou forte para uma ótima defesa de Douglas e, no rebote, Carabajal finalizou de primeira para mais uma importante defesa do goleiro Douglas.

Foto: ARISSON MARINHO/AFP via Getty Images

No segundo tempo o jogo foi ainda mais insano. O Unión veio para a segunda etapa mais organizado e disposto a tirar o zero do marcador. Logo nos primeiros cinco minutos o goleiro Douglas foi muito exigido e por muito pouco o time argentino não abriu o placar.

Com as substituições que Cláudio Prates realizou, o Bahia conseguiu se encaixar e equilibrou o jogo. Com um toma lá dá cá ofensivo, o Bahia encontrou a luz do fim do túnel. Aos 33, Rossi partiu em velocidade em direção à linha de fundo e foi derrubado pelo goleiro Moyano. Pênalti para o esquadrão. Gilberto foi para a cobrança e converteu, 1 a 0 para o Bahia.

O jogo continuou franco, com chances reais para ambos os lados. E “São” Douglas salvou, no finalzinho, a equipe baiana. Aos 50 minutos, Zenón cruzou para a pequena área e Nino Paraíba desviou para o próprio gol, exigindo uma grande defesa de Douglas que estava atento e evitou o que seria o empate dos “Tatengues”.

Destaque da partida

O destaque da partida não poderia ser outra pessoa senão o goleiro Douglas, que fez defesas sensacionais e, de fato, garantiu a vitória construída em Salvador.

Como fica o confronto?

Com a vitória no jogo de ida, o Bahia tem a vantagem de perder até por um gol de diferença. Caso o Unión vença por mais de dois gols de diferença, avança. Caso o jogo em Santa Fé termine em 1 a 0 para o Unión, a vaga será decidida nos penais. Qualquer empate ou vitória do Bahia, avança a equipe brasileira para às quartas de final da Copa Sul-Americana.

Próximos compromissos

O jogo da volta entre Bahia e Unión de Santa Fé será na próxima terça-feira (1), às 19h15 (pelo horário de Brasília), no Estádio 15 de Abril, em Santa Fé, na Argentina. Antes, o Bahia encara o São Paulo no sábado (28) na Arena Fonte Nova pelo Campeonato Brasileiro, às 19h, enquanto o Unión joga contra o Racing, também no sábado, em Avellaneda, pela Liga Professional.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo