Rei do empate no Brasileirão, o Botafogo rompeu o círculo vicioso de igualdades na competição nesta quarta-feira. Porém, para pior. Em partida tecnicamente fraca, o Glorioso teve mais uma atuação pobre e sucumbiu no estádio Nilton Santos por 2 a 1 para o Bahia. A partida era válida pela primeira rodada do campeonato, que havia sido adiada.
Gilberto e Élber marcaram para garantir a vitória do Bahia. Pedro Raul, nos acréscimos do segundo tempo, descontou para o Botafogo, porém tarde demais para sonhar com o tão corriqueiro empate.
A derrota, apenas a segunda no Brasileirão, afunda ainda mais o Botafogo na zona de rebaixamento com 11 pontos e ocupando a vice lanterna. Já o Bahia respira após quatro derrotas seguidas e com 12 pontos, está na 16ª posição.
O Botafogo volta a campo no domingo e terá pela frente o clássico contra o Fluminense, às 11h, pelo Campeonato Brasileiro. Já o Bahia recebe o Sport, às 18h15, em Salvador, também no domingo.
Primeiro tempo
Bahia e Botafogo protagonizaram um jogo tecnicamente muito fraco, provando o porque dos dois times estarem na zona de rebaixamento ao início do duelo. Mesmo jogando em casa, o Glorioso não ofereceu perigo ao gol de Douglas em nenhum momento. O alvinegro não criou jogadas e não foi veloz, apenas se defendeu. Chegou pouco ao ataque e quando chegou foi ineficiente. Enquanto isso, o tricolor teve duas oportunidades de gol e conseguiu aproveitar a última com Gilberto, de cabeça. O atacante do Bahia aproveitou bobeira zaga e inaugurou o placar já perto do fim da primeira etapa.
Segundo tempo
Paulo Autuori colocou Rhuan e Davi Aráujo para dar mais movimentação ao ataque. Apesar do time melhorar um pouco, o Botafogo seguia pouco criativo e empilhava atacantes em campo. As chances eram raras apesar do domínio na posse de bola. Buscando o contra-ataque, o Bahia se manteve fechado em campo, até que a oportunidade surgiu quando Barrandeguy não marcou Juninho Capixaba, que cruzou para Élber aumentar o placar. No final, Pedro Raul descontou para o Botafogo, mas já era tarde.
Gol perdido e expulsão
Ainda quando o jogo estava 1 a 0 para Bahia, Matheus Babi perdeu um gol sem goleiro na pequena área que poderia mudar o rumo da partida.
No fim do jogo, quando estava 2 a 1, e o Glorioso expressava uma possível reação, Barrandeguy foi expulso por agredir Rossi. Com dificuldades para criar e com um a menos, o Fogão não conseguiu o empate.