O Brasil de Pelotas recebeu, na tarde deste domingo (21), o Botafogo, no Estádio Bento de Freitas, em partida válida pela 37ª rodada da Série B. No jogo, que confrontou o líder e o lanterna da competição, o Glorioso venceu o Xavante por 1 a 0, com gol de Diego Goncalves.
Com a vitória, o Botafogo garantiu o título da Série B, já que o vice-líder, Coritiba, tropeçou na rodada, faltando um jogo para o campeonato terminar. Já o Xavante, segue na lanterna da Segundona e já está matematicamente rebaixado à Série C.
O JOGO!
A primeira etapa da partida foi muito truncada, com os dois times abusando dos erros de passe e das tentativas de bola longa, sobretudo pela condição ruim do gramado do Bento de Freitas. Além disso, o jogo, curiosamente, foi paralisado duas vezes para a retirada de uma família de quero-queros do campo.
Aos 7 minutos, saiu a primeira finalização certa do jogo, com o zagueiro Kanu arriscando de longe. A bola ficou nas mãos do goleiro. Aos 12, o Xavante chegou pela primeira vez perto do gol. Após cobrança de escanteio cobrado, Erison desviou por cima da meta alvinegra.
Aos 18, em outra cobrança de escanteio, Diego, do Brasil, cabeceou por cima do gol. Aos 20, enfim, o gol do Botafogo. Em falta cobrada por Carlinhos, que lançou a bola na área, Navarro ajeitou a redonda, que sobrou para Diego Gonçalves mandar para o fundo do gol.
Só aos 30 minutos, o Xavante teve outra boa chance. Erison recebeu perto da área, girou e mandou para defesa de Diego Loureiro. Aos 31, após roubada de bola no meio de campo, Rildo arriscou de longe para outra defesa do goleiro alvinegro.
O segundo tempo seguiu a mesma toada da primeira etapa. Os dois times errando muitos passes e arriscando muito de fora da área. Após expulsão de Barreto, do Botafogo, o Xavante tentou pressionar, porém, não conseguiu marcar.
Aos 10 minutos, Marco Antônio finalizou de fora da área. A bola desviou na mão do defensor do Brasil. O juiz, porém, decidiu seguir o jogo e o VAR corroborou a decisão. Aos 11, em cobrança de escanteio, a bola sobrou para Joel Carli que chutou para a defesa do goleiro.
Logo depois, no contra-ataque, a expulsão de Barreto, do Botafogo. Após lançamento longo do Brasil, o jogador sairia na cara do gol e Barreto cometeu a falta. 0 juiz deu cartão amarelo, mas, após revisão do VAR, expulsou o jogador alvinegro. Aos 16, na cobrança da falta de Renatinho, a bola passou à direita da meta do Botafogo.
Aos 24, bola levantada na área e Erison finalizou para fora. O bandeirinha, porém, sinalizou impedimento. Aos 28, após escanteio, Rafael Navarro acertou uma bola na trave do Xavante. Aos 30, o time do sul respondeu. Com levantamento de Renatinho, a defesa do Botafogo desviou contra e Diego Loureiro afastou a bola. Aos 34, Diego Gonçalves saiu em velocidade e finalizou pra fora. Aos 41, Kanu cabeceou por cima do gol.
No final do jogo, aos 49, o atacante Ronald saiu na cara do goleiro e fez o gol. O jogador estava impedido. Fim de jogo! Brasil de Pelotas 0x1 Botafogo. O Glorioso é campeão da Série B de 2021.
AGENDA…
Depois dessa partida, o Botafogo recebe o Guarani, no próximo domingo (28), às 16h, no Estádio Nilton Santos. Já o Brasil de Pelotas, vai a Alagoas enfrentar o CSA, também no domingo (28), às 16h, no Estádio Rei Pelé.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.