Faleceu no domingo (13), aos 73 anos, o publicitário Washington Olivetto, criador do slogan “Democracia Corinthiana”. Ele também foi vice-presidente de marketing do clube por um período.
Vice-presidente de marketing do Corinthians no início dos anos 80, Olivetto foi o criador do slogan Democracia Corinthiana, movimento político dentro do clube que promoveu mudanças estruturais na administração e no dia a dia dos jogadores e que teve a luta pelo fim da ditadura militar no Brasil como uma das principais bandeiras.
O movimento, encabeçado por jogadores consagrados, como Sócrates, Wladimir, Casagrande, Biro-Biro, Zé Maria e Zenon, teve duração entre 1982 e 1984 e até hoje é lembrado por torcedores e pelo próprio clube.
– Fui convidado para aquela que seria a primeira experiência de marketing em um clube de futebol. Evidentemente que os grandes autores da Democracia Corinthiana foram os jogadores, eles que estabeleceram a atitude. Coloquei o rótulo para dar visibilidade.
– Se a gente for bastante honesto, vamos lembrar que esse time (do Corinthians) era muito bom, mas que existia outra equipe naquela época que era melhor, a do Flamengo. No entanto, o que virou história foi a Democracia Corinthiana, porque não era só futebol. Era o futebol atrelado à luta pela redemocratização do país – disse, em entrevista ao Arena Sportv em 2013.
O Corinthians foi ainda um dos primeiros clubes a ter patrocínios estampados em sua camisa, viabilizados por Olivetto. Mas na Democracia Corinthiana, a ideologia marcava presença com recados aos torcedores.
– Pedi que pusessem na camisa “Dia 15 vote”, numa eleição para deputados. Era uma forma de valorizar a camisa também – disse Olivetto.
Em 2023, a Democracia Corinthiana foi homenageada com as camisas de jogo do time na temporada.
Olivetto é autor de “Corinthians. É Preto no Branco” e “Corinthians x Outros”.
Em suas redes sociais, o Corinthians lamentou a morte de Olivetto. Veja abaixo:
O Sport Club Corinthians Paulista lamenta o falecimento do publicitário Washington Olivetto, aos 73 anos, que aconteceu na tarde deste domingo (13). Um dos ícones da publicidade, herdou a paixão pelo Corinthians de seu tio Armando.
Olivetto foi vice-presidente de Marketing do Clube e além de ser um dos fundadores do movimento Democracia Corinthians. Autor dos livros “Corinthians x Outros” e “Corinthians – É Preto no Branco”.
O Corinthians se solidariza com a família nesse momento de dor.