O Flamengo saiu na frente no primeiro jogo das semifinais do Campeonato Carioca, com um 2×0 contra o Fluminense, no último sábado (09), no Maracanã. O Rubro-Negro ainda tem a vantagem do empate no plcarar agregado, ou seja, o Tricolor terá que vencer o segundo jogo por três gols de diferença para avançar para a final.
Apesar disso, vale lembrara que na final do último Cariocão, o Flamengo também tinha uma vantagem de 2×0, mas o Fluminese conseguiu a virada para uma goleada de 4×1. Para a partida do próximo sábado, o Tricolor ainda terá a volta de André, que estava suspenso, devido à expulsão contra o Botafogo.
Mas, o Flamengo de 2024 está longe de ser a equipe treinada por Vítor Perreira no ano passado. Sob comando de Tite, nesta temporada a equipe tem a melhor defesa entre os times da Série A e ainda não sofreu gols. A única partida que o Rubro-Negro foi vazado neste carioca, foi em uma partida jogada pelo time sub-20, contra o Nova Iguaçu.
Diante desse cenário, veja a opinião dos nossos setoristas sobre o panorama deste confronto. Será que o duelo já está definido ?
Leandro Azevedo, setorista do Fluminense no ENM.
“A situação do Fluminense fica ainda mais complicada diante do invicto Flamengo, que ostenta o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato, chegando para o jogo de volta da semifinal do Carioca com muita confiança. O Flu certamente fará um segundo jogo melhor, especialmente com o retorno do volante André, titular absoluto no esquema tático do treinador Fernando Diniz. Porém, o clube terá que lidar com a ausência de Thiago Santos, expulso no jogo de ida. Por não ter um retrospecto favorável nos clássicos em 2024, acredito que o Tricolor possa não chegar à final do Campeonato Carioca. Entretanto, pode sim fazer um segundo jogo mais competitivo. Meu palpite é 1 a 0 Fluzão.”
João Scistowicz, setorista do Flamengo no ENM:
“É difícil cravar qualquer coisa em um esporte tão imprevisível como o futebol, e principalmente se tratando de um clássico como Fla-Flu. Porém, o Flamengo vem demonstrando uma regularidade admirável, com destaque para o sistema defensivo, que ainda não sofreu gols, sob o comando de Tite em 2024. Por outro lado, o Fluminense ainda não encontrou seu melhor futebol na temporada, apesar do título da Recopa. Vale lembrar, que o time de Fernando Diniz foi o último da elite do futebol brasileiro a voltar das férias, devido ao Mundial de Clubes, ou seja, está em uma etapa de desenvolvimento físico atrás de seus rivais. Juntando todos os fatores, acredito que o Flamengo esteja com um pé na final e em números, diria que as chances de uma virada seriam de 10%.”
Matheus Venial, setorista do Fluminense no ENM:
“É um cenário complexo e muito difícil para o Fluminense reverter, tudo vai depender da postura do Fluminense em campo. A chance do Tricolor está em enxergar seus erros e corrigi – los para não repetir a péssima atuação da última partida e lutar pela classificação. Esta situação já ocorreu e o Fluminense conseguiu reverter, então não há nada definido, ainda faltam 90 minutos.”
Thomáz Monteiro, setorista do Fluminense no ENM:
“O Fluminense demonstrou poder de reação na final de 2023 quando conseguiu reverter o placar para 4×1 e conseguiu o resultado por 3 gols de diferença. Porém, em 2024 o time não conseguiu ter uma atuação convincente. Não possui uma dinâmica rápida na troca de passes, a transição defensiva e ofensiva são lentas, o que deixa o sistema defensivo vulnerável e o ataque inoperante. Por isso, acredito que a semifinal está definida e o Flamengo irá se classificar para a grande final.”
Leonardo Meirelles, setorista do Flamengo no ENM:
“Muito difícil cravar a classificação. Ano passado, por exemplo, o Fluminense venceu o Flamengo por 4×1 na final do campeonato, revertendo, exatamente, um resultado de 2×0 no primeiro jogo. O Flamengo está em um momento bem melhor do que o adversário, tem uma grande vantagem, mas não se pode relaxar quando se trata de Fla-Flu.”
Marcos Serlen, setorista do Flamengo no ENM:
“O Flamengo conseguiu uma ótima vantagem para o jogo de volta. Pelo futebol que vem apresentando, acredito que conseguirá a vaga para a final, mas, por se tratar de clássico, a decisão ainda está em aberto. Prova disso, foi a virada do Fluminense no Cariocão 2023”
Vinícius Azevedo, editor do ENM:
“É evidente que o Flamengo de Tite hoje é um time mais pronto e é o favorito para chegar a decisão por conta do placar construído no primeiro jogo. Ao mesmo tempo, apesar do mau momento, o Flu de Diniz é uma das poucas equipes no Brasil capazes de desafiar o Rubro-Negro. A situação, inclusive, é parecida com a decisão do último Carioca: o time da Gávea foi para o segundo jogo com dois gols de vantagem. Na ocasião, o Tricolor reverteu o placar, goleou por 4 a 1 e ficou com o título. Por isso, mesmo enxergando o Fla como favorito, não vejo o confronto já definido”.
Bento Gil setorista do Flamengo no ENM:
Após o Flamengo abrir vantagem de dois gols no jogo de ida na semifinal do Carioca no último sábado, está praticamente definida a presença na final pela 6° vez seguida. Vale lembrar que o rubro negro joga por dois resultados iguais, o que torna a missão do Fluminense ainda mais difícil. O tricolor vem de uma sequência muito ruim em clássicos, são 12 jogos sem vencer, e caso não vença o próximo duelo, o time do técnico Fernando Diniz igualará sua pior marca em clássicos na história. Acredito que o Fluminense possa fazer um jogo melhor, com a volta do André no elenco, mas não suficiente pra fazer no mínimo 3 gols na melhor defesa do campeonato, e garantir uma linha defensiva estável contra o time que também possui o melhor ataque da competição.