Futebol americano

Após começo ruim de temporada, Carolina Panthers anuncia a demissão de Matt Rhule

Panthers
Chanelle Smith Walker\Carolina Panthers

Nesta segunda feira, o Carolina Panthers anunciou a demissão do head coach Matt Rhule. Após a derrota no jogo contra o San Francisco 49ers por 37 a 15 marcando o quarto revés em cinco jogos, a situação do técnico nos Panthers ficou insustentável. Com a saída de Rhule, Steve Wilkins, coordenador do jogo aéreo, assumira como head coach provisório.

Anteriormente, Wilkins foi o head coach do Arizona Cardinals em 2018 e não foi bem por lá, onde foi demitido no final da temporada. A demissão de Rhule marcou algo histórico na franquia Carolina Panthers, sendo o único na história a ser demitido com menos de três temporadas no cargo.

Depois da derrota desmoralizadora contra os 49ers, o Pro Football Talk reportou que a demissão era apenas uma questão de quando e não se iriam realmente demitir o treinador, algo que já era previsto devido ao fraco trabalho no comando dos Panthers. Depois de ter bons trabalhos nos programas universitários de Temple e Baylor, Rhule foi contrato pela franquia em 2020. O objetivo era de devolver a franquia aos playoffs, algo que não acontece desde 2017, porém, o resultado foi bem diferente do esperado. Em seu tempo de Carolina foram 11 vitorias e 27 derrotas, incluindo duas campanhas consecutivas de apenas cinco vitorias.

O baixo número de vitorias se deu principalmente ao fraco ataque chamado por Matt Rhule. Desde 2020, o poderio ofensivo de Carolina é um dos piores da liga, incluindo pontos por jogo(28º), jardas por jogo(29º), aproveitamento na red zone(30º) e aproveitamento no passe(30º). A situação era tão crítica que quando o adversário colocava mais de 17 pontos no placar, o recorde dos Panthers com Rhule era de uma vitória e 26 derrotas.

Muito desta alta instabilidade no ataque pode colocar nas inconsistências na posição de quarterback. O primeiro de quatro passadores na era de Matt Rhule em Charlotte foi Teddy Brigdewater, que sofreu com a falta de playmakers no lado ofensivo da bola e ainda mais a lesão de Christian Mccafrey, predicou o tempo do veterano quarterback em Carolina. Na temporada seguinte, Sam Darnold foi adquirido do New York Jets, o time começou com três vitorias seguidas, mas novamente a lesão de Mccafrey de Darnold na posição de quarterback e as chamadas ofensivas questionáveis de Rhule dinamitaram a temporada dos Panthers, perdendo 13 dos últimos 14 jogos do ano.

Nesta temporada, a expectativa era de melhora no ataque com a aquisição de Baker Mayfield como passador titular e a escolha de Ikem Ekwonu para reforçar a linha ofensiva, mas o resultado continuou o mesmo dos anos anteriores, a defesa eficiente e o ataque mantiveram a baixa produção, com a menor marca de jarda totais (1357) em cinco jogos na temporada e a pior produção de jardas por jogo com 274.1. Para piorar, Mayfield deve perder algumas semanas com uma lesão no tornozelo e segundo Jay Glazer, insider da FOX americana, times estão começando a falar com os Panthers para discutir trocas sobre seus principais jogadores. Uma reconstrução por completo é esperado em Carolina.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo