No sábado (06), o Ceará voltou a vencer o Campoenato Cearense, quebrou a hegemonia do Fortaleza, que buscava o hexacampeonato, e colocou fim no jejum de cinco anos sem levantar a taça pelo estadual. Na coletiva de imprensa, depois do triunfo, o técnico Vagner Mancini falou sobre a reconstrução do alvinegro e revelou o trabalho feito para enfrentar o rival na finalíssima.
Comemoração
Durante a coletiva, o treinador foi surpreendido pelos jogadores do Vozão, que invadiram a entrevista e comemoraram com Mancini. O comandante do Ceará foi alvo do tradicional banho de água fria e a festa dos atletas também foi acompanha de gritos de “É campeão!” e outras comemorações.
Em um momento de reconstrução, além de montar um elenco do zero, Vagner Mancini assumiu a responsabilidade de recuperar a confiança do torcedor alvinegro. “Não tenha dúvidas que a gente sabia que era um título muito importante para que validasse a nossa reconstrução, do Ceará, que não começa hoje, que já tem um certo tempo, mas que vive momentos ainda de ajustes e, por isso, era importante que a gente vencesse esse estadual”, declarou o comandante do Ceará.
O Ceará não chegava ao lugar mais alto do pódio desde 2018, quando conquistou o Cearense também em uma final decidida por um Clássico-Rei. Nos anos seguintes, o adversário Fortaleza chegou em todas as finais e levou a melhor em cinco oportunidades. Para barrar o hexacampeonato do tricolor, o Vozão montou uma campanha sólida, estudou o adversário nos jogos que disputou esse ano e conseguiu levar a melhor.
“Nós estudamos muito o Fortaleza. O Vojvoda tem muitas opções, ele pode jogar de muitas formas. Nesses dois últimos jogos, ele alterou a equipe e a forma de jogar, em relação aqueles outros dois jogos. Ele tem peças que podem deixar o time dele muito ofensivo, muito leve e peças que podem fechar um pouquinho mais, como foi o que ele optou em fazer hoje, né? Mas é uma equipe bem treinada, que tem que ser bem analisada. E eu acho que o ponto forte foi que, em cada jogo, a gente montou uma estratégia diferente, extremamente para que nós não déssemos ao nosso rival aquilo que faríamos no último jogo” , explicou Mancini sobre a estratégia adotada para a decisão do estadual.
Nesta temporada, o Ceará ainda tem muito pela frente e o desejo é voltar à elite nacional. Apesar de todo o trabalho que ainda irá desenvolver, o treinador diz confiar em sua equipe para encarar os desafios do ano de 2024 e que o ambiente construído fará diferença ao longo das competições. “Você montar uma equipe, ganhar do rival, que já tem aí vários anos de trabalho, em 90 dias de trabalho, não é fácil. Você tem que ter algo mais, não é só futebol. Você tem que ter o extra campo fortalecido, você tem que ter conceitos que são bem estabelecidos não só fora de campo, como dentro de campo também. É uma equipe que é sempre muito organizada, isso me deixa muito feliz. E, ao longo do ano, é óbvio que nós vamos ter que fazer alguns ajustes, mas a equipe está no caminho certo, eu não tenho dúvida disso“, disse.