O Fluminense vêm sofrendo com problemas na defesa desde a saída de Nino, mas a inconstância defensiva vai muito além do que apenas a perda do principal defensor do time. A equipe tricolor teve muitos jogadores indisponíveis durante boa parte da temporada sendo esses jogadores, em sua maioria, defensores.
Por muito tempo nesta temporada, o técnico do Fluminense Fernando Diniz não teve à sua disposição nomes como: Marlon, Thiago Santos, Samuel Xavier, Gabriel Pires e André, fora Manoel, que cumpriu suspenção pelo dopping acidental da temporada anterior. Se unem, também, Felipe Melo e Marcelo, que tiveram lesões menores e Alexsander, que foi afastado por um caso de indiciplina.
Com a sincronia dos ocorridos, o Tricolor carioca teve que improvisar jogadores em alguns casos: Martinelli como zagueiro, Marquinhos como lateral direito e Felipe Andrade como lateral esquerdo e volante. Essas modificações tornaram o sistema defensivo tricolor, que já tinha recebido um duro golpe com a saida de Nino, extremamente instável e inconstante, trazendo insegurança e fragilidade para toda zaga da equipe.
Mas tudo isso pode estar prestes a acabar, pois no último sábado o tricolor teve a volta do zagueiro Marlon ao time titular. Além disso, o Thiago Santos volta a jogar, Alexsander já figura entre os titulares há alguns jogos e o principal reforço para defesa do time carioca Thiago Silva será apresentado nesta sexta-feira (7). Além das boas novas, André está treinando no campo do CT Carlos Castilho e, segundo o jornalista José Ilan, as atividades com bola devem começar nos próximos dias.
As notícias fora de campo são boas para o Tricolor das laranjeiras, já que as peças ideais para a defesa estão começando a se encaixar novamente. Cabe agora a Fernando Diniz prepara-las para conseguir se recuperar no Campeonato Brasileiro o quanto antes. O Fluminense volta a campo no clássico vovô contra o Botafogo, na próxima Terça feira (11), ás 20h, no Estádio Nilton Santos.