Na noite da última quarta-feira (7), o Grêmio foi eliminado da Copa do Brasil pelo Corinthians. Em entrevista coletiva, o técnico Renato Gaúcho reconheceu os erros de seus batedores nas cobranças de pênaltis e explicou suas escolhas durante a partida.
— Primeiro lugar, o time não esteve bem como nos outros jogos. Segundo lugar, o time estava descansado. Terceiro lugar, eu não poderia tirar jogadores esgotados porque eles eram batedores. Aí dizem “Eles erraram”. Zico errou pênalti na Copa do Mundo. Então, se você quiser, pode pôr a culpa do treinador. Eu faria tudo igual – afirmou o comandante do Grêmio.
+ Corinthians elimina o Grêmio nos pênaltis e está nas quartas da Copa do Brasil
Após empate em zeros no tempo regulamentar e igualdade no placar agregado, Grêmio e Corinthians decidiram a vaga às quartas nos pênaltis. Nas cobranças alternadas, a equipe gaúcha perdeu três oportunidades. Reinaldo converteu, Edenílson e Pavón isolaram duas batidas e Cristaldo parou na defesa de Hugo Souza, confirmando a eliminação gremista.
Renato explicou sobre a preparação do time para cobranças de penalidades. De acordo com o técnico, o elenco faz treinos diários de pênaltis.
— Eles treinam pênaltis todos os dias. Quando batem os pênaltis que fizeram, ninguém fala nada. Agora vão falar que não treinam. Se faz, treina. Se não faz, não treina. São os melhores batedores e erraram – apontou.
O treinador tricolor também destacou a superioridade do Corinthians durante o tempo regulamentar e apontou as dificuldades do Grêmio na criação.
— O Grêmio tentou e não conseguimos furar o bloqueio do Corinthians. Meu time não teve uma noite feliz. Mérito do time adversário que soube fechar os espaços. No segundo tempo, tentei tirar um zagueiro, colocar atacante e mesmo assim não criamos. O Corinthians esteve melhor que a gente. Fomos para os pênaltis e, infelizmente, meus melhores batedores erraram – disse o técnico.
Apesar de lamentar a eliminação, Renato Gaúcho projetou o próximo desafio. No sábado (10), o Grêmio enfrenta o Cuiabá, na Arena Pantanal, pela 22ª rodada do Brasileirão
— Três competições são muito difíceis mesmo. Quem muito quer, nada tem. Agora, vamos voltar para o Campeonato Brasileiro que, no momento, é o objetivo maior.