Horas depois de publicar um vídeo denunciando uma possível manipulação na atuação do VAR na partida entre Botafogo e Palmeiras, no ano passado, John Textor publicou uma nota oficial por meio de seu site, onde falou sobre diversos assuntos, como o andamento da CPI, o trabalho dos senadores envolvidos e detalhes das últimas acusações.
No comunicado, o dono da SAF do Botafogo ressaltou que trabalha com transparência e afirmou que entregou documentos para auxiliar na investigação. Além disso, Textor afirmou que está disposto a obter tecnologia de VAR automatizado para os jogos da Série A do Brasileirão.
– Me comprometo em obter e conceder o licenciamento gratuito de tecnologia de VAR automatizados às autoridades competentes do futebol brasileiro. Também me comprometo a intermediar o processo de instalação de até 11 (onze) câmeras com essa tecnologia em todos os estádios de futebol que recebam jogos da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol. Essa nova tecnologia é capaz de detectar, por meio de visão computacional de alta resolução, o comportamento e movimentação a cada milissegundo dos jogadores e dos árbitros de futebol no campo. Isso naturalmente não só contribuirá para coibir atos suspeitos, como também garantirá a melhora na tomada das decisões difíceis durante as partidas.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o acionista mostrou uma análise da atuação da arbitragem de vídeo na expulsão de Adryelson na derrota do Botafogo para o Palmeiras. O material acusa Rafael Traci, responsável pelo VAR no confronto, de omitir ângulos para sugerir uma chance clara de gol.
John Textor também criticou algumas falas do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), presidente da CPI da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas. Nesta quinta-feira (6), o político respondeu e voltou a ameaçar o dirigente esportivo de banimento do futebol brasileiro.
– Após as infelizes falas do Senador Jorge Kajuru, não posso deixar de expressar a minha preocupação com o comprometimento na busca fiel dos fatos que estou denunciando, bem como na análise do material apresentado e das declarações por mim prestadas.
No fim, John Textor reforçou que confia no trabalho conduzido pelos senadores e reafirmou a busca por um futebol brasileiro mais justo para todos os torcedores.