O árbitro David Coote, que apitava partidas da Premier League, foi demitido pelo órgão de arbitragem do futebol inglês, a PGMOL nesta segunda-feira. Ele estava sendo investigado por aparecer em vídeo ofendendo o ex-técnico do Liverpool Jürgen Klopp.
– Após a conclusão de uma investigação completa sobre a conduta de David Coote, seu emprego na PGMOL foi rescindido hoje, com efeito imediato. As ações de David Coote foram consideradas violações graves das disposições de seu contrato de trabalho, com sua posição considerada insustentável. Apoiar David Coote continua sendo importante para nós e continuamos comprometidos com seu bem-estar – anunciou o órgão que comanda a arbitragem no futebol inglês.
A Associação de Futebol havia iniciado uma investigação sobre o caso após suspender o juiz, de 42 anos, no último mês de novembro. Dias depois, o jornal “The Sun” publicou um vídeo em que ele supostamente aparece cheirando um pó branco durante a Euro de 2024. Depois disso, PGMOL afirmou que estava levando novas alegações contra o árbitro.
Fora isso, o árbitro também foi acusado de ter discutido a possibilidade de dar um cartão amarelo para um jogador. As acusações foram feitas depois de ele ter apitado a partida entre Leeds e West Brom, em outubro de 2019, válida pela segunda divisão inglesa. Na ocasião, ele concedeu um amarelo a Ezgjan Alioski, defensor do Leeds. A FA disse que estava investigando as acusações.
Coote negou estar envolvido em qualquer tipo de irregularidade. O árbitro, de 42 anos, ainda pode apelar sobre a decisão.