São Paulo
Após saídas de estrangeiros, Gabriel pode finalmente ter continuidade na próxima temporada
— Continua depois da publicidade —
Três meses após sua chegada, o volante Gabriel rapidamente caiu nas graças da torcida pela cultura uruguaia dentro do clube. O jogador, entretanto, não teve muitas oportunidades na temporada e por muitas vezes ficou fora até das listas de relacionados. As prováveis mudanças no elenco tricolor, no entanto, fazem o 2022 de Gabriel ser bem mais promissor.
Desde que chegou ao clube na virada de agosto para setembro, Gabriel atuou em 12 das 20 partidas que o São Paulo. Dessas 12, veio do banco em dez oportunidades, iniciou como titular apenas em duas e jogou os 90 minutos apenas na última partida do torneio, contra o América-MG. Entre as partidas que não atuou, sequer foi relacionado em cinco das vezes.
+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Essa ausência do uruguaio até do banco de reservas tem uma razão – e não foi técnica. Com a chegada de Calleri e Gabriel ao plantel de Crespo e posteriormente Rogério Ceni, o São Paulo passou a contar com oito estrangeiros (sendo eles Rigoni, Benítez, Calleri, Galeano, Rojas, Arboleda, Orejuela e Gabriel). Esse número é muito acima do limite autorizado pela CBF, que permite apenas cinco estrangeiros por partida.
Crespo e Ceni tinham, então que preterir três de seus jogadores todos os jogos da lista de relacionados. Muitas vezes, por conta dos constantes problemas com lesões do São Paulo na temporada, o time contava com poucos jogadores para certas posições, como na lateral direita. Jogadores de beirada como Galeano e Rojas precisavam suprir as ausências dos lesionados jogando improvisados. Como Gabriel atua no meio campo, um dos setores mais volumosos do elenco, o jogador constantemente levava a pior contra Orejuela, Rojas, Galeano e Benítez, que normalmente revezavam-se entre os não relacionados.
Para 2022, o São Paulo prepara uma reformulação no elenco e entre os que foram e que devem ser dispensados, estão alguns estrangeiros. Rojas já rescindiu contrato com o clube a mais de três semanas. Benítez, que estava emprestado até o fim do ano, já até se despediu do clube nas redes sociais. Galeano, também emprestado e em recuperação após cirurgia, também não deve ter seu vínculo estendido.
Caso as três saídas se concretizem e o São Paulo não contrate outros estrangeiros, o time estaria finalmente dentro do limite e não teria mais a dor de cabeça na lista dos relacionados. Por mais curtas que tenham sido suas participações em 2021, Gabriel causou boa impressão à torcida, que quer vê-lo mais em campo e agora, deve ter mais oportunidades. Como a janela de transferências sequer abriu, ainda é muito cedo para saber como vai ficar o elenco do São Paulo, mas se espera que o próximo ano seja de muito mais jogos para o uruguaio.