Hervé Renard assume futebol feminino da França após sucesso na Arábia Saudita

Hervé Renard, técnico da Seleção da França de Futebol Feminino
Khaled Desouki/AFP via Getty Images

A seleção de futebol feminino da França já tem novo comandante. Após o período de seis anos de Corinne Diacre à frente de Les Bleues ser encerrado, a Federação Francesa de Futebol (FFF) confirmou a contratação de Hervé Renard como o novo treinador da equipe. Hervé Renard tem 54 anos e estava na seleção masculina da Arábia Saudita, que disputou a última Copa do Mundo no final de 2022 e se destacou com a vitória sobre a Argentina na estreia do Mundial.

Será a primeira grande experiência de Renard no futebol feminino. Sua carreira como treinador começou na metade de 1999, à frente do Draguignan. Em janeiro de 2004, assumiu o Cambridge United, depois passou por Nam Dihn, do Vietnã, e voltou à França para treinar o Cherbourg. Em 2008, teve a sua primeira oportunidade como técnico de uma seleção africana, onde se destacou em boa parte de sua trajetória como técnico. Passou por Zâmbia em duas ocasiões, Angola, Costa do Marfim e Marrocos, mas não deixou de comandar clubes, como o Alger/ALG, Sochaux e Lille.

Em julho de 2019, foi contratado como técnico da Arábia Saudita, seu último trabalho. Em quase quatro anos de atividade, uma classificação tranquila ao Mundial, uma boa análise da liga local e um trabalho que manteve a seleção saudita como uma das maiores forças do continente asiático. Após os dois amistosos da Arábia Saudita disputado nessa última Data Fifa, com derrotas por 2 a 1 para Venezuela e Bolívia, Renard pediu demissão e aceitou convite da FFF.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.

O vínculo de Hervé Renard com a França terá duração inicial até agosto de 2024, após a disputa dos Jogos Olímpicos, a serem realizados na capital francesa. Sua apresentação irá ocorrer no início da manhã desta sexta-feira (31), na sede da FFF, em Paris/FRA, ao lado do presidente interino da federação, Philippe Diallo, e dos dirigentes da comissão de recrutamento da entidade, composto por Jean-Michel Aulas, Laura Georges, Marc Keller e Aline Riera. Em sua primeira experiência no futebol feminino, o novo técnico da seleção francesa primeiro terá que aperfeiçoar os detalhes entre as últimas convocadas e a ex-técnica Corinne Diacre, com a ameaça de algumas atletas de não mais defender a seleção.

Com o ambiente teoricamente normalizado, Hervé terá apenas dois amistosos para colocar suas ideias de jogo antes da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Os jogos finais serão realizados nos próximos dias 7 e 11 de abril contra Colômbia e Canadá, respectivamente. A França está no Grupo F da Copa do Mundo, ao lado da Seleção Brasileira, da Jamaica e do Panamá. O Mundial será disputado entre os dias 20 de julho e 20 de agosto na Austrália e na Nova Zelândia.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo