Geral

Arábia Saudita se diz aberta a ideia de receber duas corridas da Fórmula 1

Foto: Divulgação/Arábia Saudita

Estreando na última temporada, a Arábia Saudita está construindo um novo complexo para receber a Fórmula 1 em Qiddiya, a partir de 2026. Os arábes confirmaram que este novo local é maior do que o atual em Jeddah, os responsáveis por receber a categoria também afirmaram que a intenção não é de apenas substituir o local da corrida e sim poder receber duas provas por ano.

+ McLaren confiram O’Ward e Palou em treinos livres no final da temporada

O ministro do esporte, príncipe Abdulaziz Bin Turki Al-Faisal, comentou sobre a obra do complexo em Qiddiya e que o local também poderá receber eventos de grande expressão. O ministro falou que a Arábia Saudita tem injetado muito dinheiro em esporte e cultura como um todo. Ele também citou, que na Fórmula 1 outros países já receberam e recebem duas corridas por ano.

“Não vou dizer que não”, disse o ministro ao ser questionado sobre a possibilidade de duas corridas no país do Oriente Médio. “Nós realmente estamos olhando para os benefícios de trazer esses eventos para o país, e é por isso que estamos investindo tanto”, salientou.

“Talvez você esteja mais focado no esporte, mas estamos fazendo o mesmo na área da cultura, do entretenimento e até exibições, e há muitas coisas que estamos analisando. Sem dúvida, já poderíamos hospedar duas corridas. Mas acho que é algo que precisa ser discutido com a F1 e ver como será. Mas, definitivamente, adoraríamos que isso acontecesse”, continuou Abdulaziz

“Isso aconteceu na Alemanha, com Nürburgring e Hockenheim, portanto pode ser uma opção. Será um lugar icônico para uma corrida de Fórmula 1, com um parque temático próximo ao circuito”, completou o ministro, citando também que, independentemente dos planos de duas corridas irem à frente, a mudança para Qiddiya será positiva para todas as partes envolvidas.

“Acreditamos que será uma boa transição [de Jedá para Qiddiya], pois é um ambiente totalmente diferente. Então não teremos duas corridas na mesma região: Jedá é à beira-mar; mas o outro é mais no deserto, é uma vibe diferente”, avaliou.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Outra categoria do automobilismo pode aparecer na Arábia Saudita, a MotoGP assinou um documento neste ano que pretende levar as motos para o país em breve. O comunicado da Dorna fala também que a ideia é levar o programa Road to MotoGP para desenvolver talentos da região.

“Qiddiya é um projeto enorme. Espero que terminem a tempo, assim poderia ficar pronto mais ou menos dentro das metas. Se isso acontecer, a ideia é mudar para lá. Mas a MotoGP estará lá, definitivamente, pois não podemos receber a categoria em Jedá”, concluiu o príncipe.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo