Depois da polêmica derrota para Marrocos na estreia das Olimpíadas, a Argentina voltou a campo neste sábado (27) na segunda rodada do torneio masculino de futebol para enfrentar o Iraque na cidade de Lyon. A Albiceleste chegou a sofrer pressão, mas venceu pelo placar de 3 a 1 e se mantém viva na briga pela vaga.
Com três pontos, a equipe sul-americana empata com os iraquianos em pontos e espera pelo jogo entre Ucrânia e Marrocos para saber como estarão suas possibilidades de vaga para as quartas de final.
O jogo
A Argentina começou no ataque e criando as melhores chances ofensivas, principalmente colocando a bola na área iraquiana. Thiago Almada era um dos jogadores mais ativos do setor ofensivo do time sul-americano e, aos nove minutos, bateria forte falta para a defesa do goleiro Hussein Hasan.
O futuro atleta do Botafogo, no entanto, teria melhor sorte em suas chances de finalizar aos 13 minutos, quando aproveitou jogada de Soler e Julian Álvarez para bater forte e abrir o placar para a Albiceleste em Lyon
O domínio argentino seguiu forte e quase marcou aos 21 minutos, quando uma jogada ensaiada de escanteio entre Almada e Joaquin García rendeu um chute deste último, que foi completado de cabeça por Medina, colocando por cima da meta rival. A resposta do Iraque veio aos 26, quando Ahmed Hasan recebeu de Ali Jasim e mandou a bola de primeira para Rulli defender.
.+ Djokovic arrasa e espera Nadal nos Jogos Olímpicos
Os iraquianos começaram a achar espaço dentro de campo e aproveitar brechas deixadas pela Argentina, que seguia tendo as melhores chances, perdendo gols com Almada e Julian Álvarez. A insistência da equipe asiática rendeu resultado aos 48 minutos, quando Ahmed Hassan cruzou na área e Aymen Hussein venceu a defesa albiceleste para completar e empatar o jogo.
Buscando retomar o controle, a Albiceleste confiou em Almada e o botafoguense arriscou aos oito minutos do segundo tempo; o goleiro iraquiano impediu o segundo gol dos sul-americanos. Três minutos depois, novamente o jogador, em cobrança de falta, perdeu a chance de marcar.
Javier Mascherano fez várias substituições e uma delas renderia o segundo gol da Argentina. Em cruzamento da direita feito por Zenón, Gondou, que havia entrado em campo pouco antes, venceu a defesa e cabeceou a bola certeira para colocar sua seleção à frente no placar novamente em Lyon.
Aos 22, novamente Gondou arriscou, batendo de primeira e, mais uma vez, Hussein Hasan salvou o Iraque de tomar o gol. O domínio argentino era visível e as chances de gol continuavam surgindo, como a de Simeone, aos 31, que fora desviada para fora pela defesa iraquiana, que trabalhou muito para conter as investidas dos sul-americanos.
Com mais posse de bola e sem oposição dos rivais, a Argentina chegou ao terceiro gol aos 39. Depois de troca de passes, a bola ficou com Ezequiel Fernández que, da entrada da área, mandou um belo chute indefensável para o goleiro. Com a vitória garantida, a Albiceleste administrou o resultado até o apito final.
Próximos jogos
Na terça-feira (30), a chave se decidirá com a Argentina enfrentando a Ucrânia e o Iraque tendo pela frente Marrocos na rodada decisiva da fase de grupos das Olimpíadas.