O Arsenal venceu o Olympiacos por 3 a 1 na tarde desta quinta-feira (11), pelo jogo de ida das oitavas de final da Liga Europa, no estádio Karaiskakis, em Pireu, Atenas. Depois de uma primeira etapa de amplo domínio com direito a golaço de Odegaard, o Arsenal teve mais dificuldades na etapa complementar, quando cedeu o gol de empate marcado por El Arabi após erro na saída de bola. Mesmo sem tanto brio, os Gunners consolidaram a vitória com os gols do brasileiro Gabriel Magalhães e de Elneny.
Primeiro tempo
Mesmo fora de casa, o Arsenal tratou logo de apresentar as suas credenciais e antes do segundo minuto de bola rolando quase abriu o placar no cabeçada de Aubameyang. O atacante dos Gunners só não balançou as redes porque o goleiro José Sá estava com os reflexos em dia. O time de Mikel Arteta controlava todas as ações do jogo: girava a bola de um lado para o outro, acelerava a jogada, chamava a marcação. Os gregos estavam perdidos e abusavam das faltas na entrada da área, mal aproveitadas pelos visitantes. Se a bola parada não ajudava tanto, coube a Odegaard arriscar um chute de longe, e que chute. José Sá bem que tentou, mas o salto do arqueiro do Olympiacos só serviu para deixar o gol do jovem norueguês, primeiro dele com a camisa do time londrino, ainda mais bonito. O Arsenal abria o placar aos 33 minutos. Apesar da baixa produtividade, o time comandado por Pedro Martins esteve perto do empate em dois erros na saída de bola dos Gunners, mas Bruma e Masouras desperdiçaram.
Segundo tempo
Já sem a intensidade da primeira etapa, o Arsenal parecia querer administrar o resultado até o apito final. O problema era que ainda restavam 40 minutos a serem disputados. Visivelmente mais ajustado na marcação, o Olympiacos não dava brechas aos Gunners, que se aventuraram tanto com a posse da bola que acabaram entregando o gol de empate na bandeja. Aos 13 minutos, El Arabi desarmou Thomas Partey na entrada da área e finalizou rápido, de pé direito, no canto de Leno para deixar tudo igual. O gol aumentou as expectativas dos gregos, que quase viraram o placar, naquele que seria o segundo gol do atacante El Arabi, minutos depois. Mas foi o Arsenal quem assumiu novamente a vantagem no marcador. Aos 34 minutos, Willian cruzou da direita e Gabriel Magalhães voou sobre a zaga para finalizar de cabeça sem chances para o goleiro. Já aos 40 minutos, Elneny, que havia acabado de entrar, aproveitou o cochilo da marcação para dar um belo chute e dar números finais à partida.
Agenda
As equipes voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira (18/3), no Emirates Stadium, às 14h55. Mas antes disso, o Arsenal encara o clássico londrino contra o Tottenham, domingo, pela 28ª rodada da Premier League, às 13h30. Já o Olympiacos, líder do Campeonato Grego, recebe o lanterna Larissa, também no domingo, às 14h.