Nesta sexta-feira (1), a CBF anunciou o seu novo comandante da Seleção Feminina, o escolhido é o ex-comandante do Corinthias, Arthur Elias. O técnico assume a vaga deixada por Pia Sundhage após uma atuação vergonhosa na Copa do Mundo.
+ CBF confirma coletiva para anunciar nova comissão técnica da Seleção Feminina
Arthur Elias, de 42 anos, vem de um trabalho de cinco anos de sucesso no Corinthians. Pelo clube paulista, o treinador foi quatro vezes campeão brasileiro (2018, 2020, 2021 e 2022), tricampeão da Libertadores da América (2017, 2019 e 2021), tricampeão paulista (2019, 2020 e 2021), entre outras conquistas. Ele também tem um título brasileiro com o Centro Olímpico, em 2013.
– Tenho certeza de que poderemos em pouco tempo mudar a realidade do futebol feminino no Brasil. A minha missão é trazer resultado já a curto prazo, nos Jogos Olímpicos. A seleção brasileira precisa voltar a ser protagonista mundial, esse é o nosso objetivo – afirmou Arthur Elias em sua apresentação.
O técnico avisou que não deixará o Corinthians imediatamente. Ele dirigirá a equipe paulista até o final da Copa Libertadores Feminina, que será realizada entre 5 e 21 de outubro, na Colômbia. No Brasileiro, o Corinthians jogará domingo, contra o Santos, pelo jogo de volta da semifinal do Brasileiro, podendo perder até por dois gols de diferença para chegar á decisão.
No aniversário de 113 anos do Corinthians, Arthur Elias parabenizou o clube e agradeceu por sua liberação para a seleção.
– Parabenizar o clube pelo aniversário do Corinthians, essa torcida, e agradecer ao presidente Duilio por todo o apoio, à Cris (Gambaré), nossa diretora, e todas as jogadoras que trabalharam comigo nessa árdua caminhada para eu chegar nesse momento me sentindo preparado para essa missão.
À frente da Seleção Brasileira desde julho de 2019, Pia Sundhage chegou com a expectativa de desenvolver a modalidade no futebol brasileiro e trazer resultados, como a primeira Copa do Mundo ao país.
A mudança também vem a partir de uma série de demissões na modalidade na CBF. O técnico da seleção sub-20 feminina, Jonas Urias, já havia saído nesta semana. Além dele, a confederação havia demitido a coordenadora de seleções, Ana Lorena Marche; a supervisora Mayara Bordin; e a auxiliar da sub-20, Bia Vaz.
Para saber mais sobre a Seleção Brasileira Feminina, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, e Facebook.
Apresentado nesta sexta, na sede da CBF, Arthur Elias já fez sua primeira convocação, para a data Fifa de setembro. O novo treinador inicia a preparação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ele tem contrato até a Copa do Mundo de 2027, cuja sede ainda não foi escolhida pela Fifa.