O Flamengo estreou na temporada 2024 vencendo o Audax por 4×0, e já o técncio Tite já deu seus primeiros sinais de mudanças no time. Ainda sem contar com o meia De La Cruz, o Rubro-Negro entrou em campo com uma escalação semelhante ao fim do último Brasileirão. A única mudança foi a utilização de Varela como titular, fora isso, Luiz Araújo e Everton Cebolinha foram mantidos como pontas.
Apesar da pouca mudança de nomes, Tite fez um mudança siginificativa no posicionamento dos laterais com bola. Assim como fazia na seleção brasileira, o técnico começou a exigir que Varela e Ayrton Lucas joguem cada vez mais próximo do volante. Essa função é conhecida como ‘lateral construtor’, e ajuda a equipe a controlar o jogo no meio-campo, deixando os pontas com mais espaço para atacar pelos lados.
Devido a postura muito defensiva do Audax, o Flamengo com bola deixou Varela e Ayrton Lucas avançarem até o meio campo, com apenas os zagueiros na última linha de marcação. Com os laterais mais centralizados, os pontas tem mais chances de receber a bola em situação de ‘mano a mano’ com o marcador. Esse esquema também dá mais liberdade para o Gerson, que se aproxima de Arrascaeta como meia.
No momento defensivo, o Flamengo não foi muito exigido, pois conseguia recuperar a bola rápdamente. Porém, caso o Audax encontrasse espaço para trocar passes com a defesa Rubro-Negra recuada, os pontas teriam a função de preencher o meio-campo. Com os laterais voltando para suas posições sem bola, Gerson, Pulgar, Luiz Araújo e Cebolinha formam uma linha de quatro à frente da defesa.
No segundo tempo, Gabigol entrou no lugar de Arrascaeta, o quê alterou um pouco a dinâmica do meio-campo. O camisa 10 se juntou a Pedro no ataque, o quê diminuiu a quantidade de jogadores do Flamengo na armação. Porém isso não foi um problema devido ao placar já encaminhado e a diferença téncica entre as equipes.
Com o decorrer do jogo, Bruno Henrique substituiu Luiz Araújo na ponta direita, e no fim do jogo trocou de lado com Cebolinha, mas as funções em campo seguiram as mesmas. Allan e Victor Hugo também entraram nos lugares de Pulgar e Gerson, além da torca de Varela por Wesley.
Essa formação testada por Tite parece ser uma de suas favoritas, muito parecida com a seleção brasileira em sua reta final. Porém caso esse seja o ‘Plano A’ para a temporada, fica uma dúvida: onde entra o De La Cruz ? O uruguaio já disse que pode jogar em todas as funções do meio-campo, porém com o time de ontem seus concorrentes seriam Gerson e Arrascaeta.
Outra observação é a mudança de função de Ayrton Lucas. O lateral ficou conhecido por sua força física, velocidade e dribe pelo lado do campo. Quando exigido um lateral com mais qualidade de passe (lateral construtor), o Flamengo se acostumou a utilizar Filipe Luís, que se aposentou. Ayrton, de 26 anos, terá que desenvolver seu jogo para jogar com mais naturalidade na nova função.
Após começo de temporada com o pé direito, o Flamengo embarca para os Estados Unidos, onde segue a pré-temporada. A viagem prevê dois amistosos contra Philadelphia Union (dia 21) e Orlando City (dia 27). Enquanto isso, a equipe sub-20 segue a disputa do Campeonato Carioca, até o retorno do time principal, no início de fevereiro.