A Inter de Milão goleou a Salernitana por 5 a 0 na tarde desta sexta-feira (5) e voltou a vencer pela Serie A após quatro jogos. Em partida disputada no San Siro, pela 28ª rodada, Lautaro Martínez marcou duas vezes no primeiro tempo, completou o hat-trick na segunda etapa e Džeko balançou as redes mais duas vezes para fechar o placar.
Com o resultado, a Inter volta a assumir a liderança do Campeonato Italiano, com 58 pontos, mas pode ser ultrapassada por Milan e Napoli, que ainda entram em campo na rodada e têm um ponto a menos. Enquanto isso, a Salernitana segue seu calvário na Série A, em último lugar, com 15 pontos, e cada vez mais próxima do rebaixamento.
O próximo compromisso da Inter é contra o Liverpool, fora de casa, pela Uefa Champions League, nesta terça-feira (8), às 17h (horário de Brasília). Já a Salernitana só entra em campo no próximo sábado (12) às 11h (horário de Brasília), pela Serie A, quando recebe o Sassuolo.
O JOGO
Primeiro Tempo
Diante da lanterna da Serie A, a Inter partiu para cima nos primeiros minutos e rondou a área da Salernitana, mas quem teve a primeira grande chance foram os visitantes. Verdi recebeu passe na entrada da área e, livre de marcação, bateu por cima do gol.
Lautaro Martínez também teve uma boa oportunidade de abrir o placar ao receber cruzamento de Darmian no segundo poste, mas cabeceou fraco e Sepe pegou com tranquilidade.
O argentino voltou a assustar a Salernitana ao receber lindo lançamento de Barella na entrada da área, pegar de primeira e carimbar o travessão de Sepe. Aos poucos, a Inter se aproximava do gol.
Se Lautaro perdeu as duas primeiras, a terceira ele não deixou passar. Aos 23 minutos, o atacante recebeu passe de Barella e saiu na cara de Sepe para bater cruzado e acabar com o jejum de gols da Inter na Serie A.
Os donos da casa seguiram pressionando em busca de ampliar a vantagem e passaram a ocupar o campo de ataque com quase todos os jogadores. Lautaro Martínez teve mais uma boa chance dentro da área, mas furou.
Numa jogada de ala para ala, Darmian recebeu pela esquerda, disparou sem marcação e cruzou rasteiro para Dumfries, que chegava de frente para o gol, mas Ranieri foi mais rápido e cortou para escanteio.
No lance seguinte, a Salernitana conseguiu armar um contra-ataque puxado por Verdi no lado esquerdo, o atacante saiu sozinho em direção à área, balançou na frente da marcação e bateu no cantinho para defesa de Handanovič com as pernas.
Destaque do jogo até então, Lautaro voltou a conseguir uma finalização após receber cruzamento rasteiro, dar um lindo drible em Éderson, mas se desequilibrou na hora de bater para o gol e a bola saiu pela linha de fundo.
E a dupla Barella e Lautaro voltou a funcionar. Aos 40’, o meia da Seleção Italiana deu mais um passe para o atacante aparecer dentro da área e, mesmo cercado pela marcação, bater de canhota, no cantinho de Sepe e ampliar o marcador.
Já nos minutos finais do primeiro tempo, a Salernitana ensaiou uma ameaça à Inter, mas o time da casa conseguiu se fechar bem na defesa e as equipes foram para os vestiários com vitória parcial dos Nerazzurri.
Segundo Tempo
Na volta do intervalo, a Salernitana buscou adotar uma postura mais ofensiva e tentou saídas em velocidade, além de ter subido a marcação para atrapalhar a saída de bola da defesa da Inter.
Mas quem balançou as redes foram os donos da casa. Aos 12 minutos, a Inter trabalhou a bola de pé em pé, Džeko recebeu pela direita e cruzou rasteiro para Lautaro, que se antecipou ao zagueiro e bateu de primeira, para marcar um hat-trick.
Com a vitória praticamente garantida e um bom placar em mãos, o técnico Simone Inzaghi fez alterações no time da Inter de olho no duelo do meio da semana contra o Liverpool, pela Uefa Champions League.
E as alterações surtiram efeitos. Aos 19’, Gosens, que havia acabado de entrar e fazia sua estreia com a camisa da Inter, passou na linha de fundo, recebeu de Barella e cruzou para Džeko pegar de primeira, na pequena área, e transformar o placar em goleada.
Apenas quatro minutos depois, Lautaro recuperou a bola na defesa e Dumfries arrancou em velocidade pela direita, o holandês mandou mais uma cruzamento rasteiro e Džeko só teve o trabalho de completar de primeira para acabar de vez com a seca de gols do time no Campeonato Italiano.
Mesmo depois de levar cinco gols, a defesa da Salernitana seguiu dando espaços, Vidal achou um grande passe por trás da zaga para Correa, que saiu de frente com Sepe e tentou batida cruzada, mas pegou mal na bola e perdeu uma ótima chance.
Espectador de luxo, Handanovic só voltou a aparecer na metade final do segundo tempo, após Đurić completar cruzamento no segundo poste e o goleirão se esticar todo para ir no cantinho e espalmar para fora.
Nos momentos finais da partida, Sepe apareceu bem para evitar um placar ainda maior da Inter. Primeiro, Dumfries invadiu a área pala direita e bateu boa defesa do goleiro. No lance seguinte, Correa finalizou à queima roupa e Sepe espalmou na pequena área.
Serie A – 28ª Rodada
Inter de Milão 5×0 Salernitana
Data: 04/03/2022, 16h45 (horário de Brasília)
Estádio: San Siro, Milão, Itália
Árbitro: Livio Marinelli
Gols: 1ºT – 23’ e 40’ Lautaro Martínez (Inter) 2ºT – 12’ Lautaro Martínez (Inter), 19’ e 23’ Džeko (Inter)
Inter (3-5-2): Handanovič; Škriniar, De Vrij (Ranocchia) e Bastoni; Dumfries, Barella, Brozović (Gagliardini), Çalhanoğlu (Vidal) e Darmian (Gosens); Džeko (Joaquin Correa) e Lautaro Martínez. Técnico: Simone Inzaghi.
Salernitana (4-2-3-1): Sepe; Mazzocchi (Chukwuma Obi), Drăguşin, Fazio e Luca Ranieri; Lassana Coulibaly e Éderson (Radovanovic); Mousset (Diego Perotti), Kastanos (Ruggeri) e Simone Verdi (Zortea); Đurić. Técnico: Davide Nicola