O Atalanta, da Itália, anunciou nas redes sociais a contratação do volante Ederson, ex-jogador do Cruzeiro, apesar de não ter sido revelado pela Raposa, foi na equipe celeste onde o jovem surgiu para o futebol brasileiro. O jogador também teve passagens por Corinthians e Fortaleza, após sair do clube celeste.
De acordo com a informação do jornalista Samuel Venâncio, o atleta foi vendido por 15 milhões de euros e a negociação envolveu um jogador. Como clube formador, o Cruzeiro recebe cerca de R$ 650 mil no mecanismo de solidariedade da FIFA.
Ederson estava atuando no Salernitana, da Itália, desde o início de 2022, quando foi vendido pelo Corinthians ao clube italiano. Em 15 partidas disputadas, ele marcou dois gols, sendo um contra, e contribuiu com uma assistência. O atleta foi peça chave para evitar o rebaixamento de seu ex-time. O brasileiro também acumula uma passagem pelo Fortaleza, quando foi cedido pelo Timão.
O volante chegou a ser especulado no Paris Saint Germain, no decorrer da última temporada, porém a negociação com o clube francês acabou não se concretizando.