O Athletico-PR anunciou na noite da sexta-feira (19) a contratação de Gabriel. O volante foi emprestado pelo Internacional ao Furacão até o final de 2024. O jogador chega ao elenco atleticano a pedido do técnico Cuca. Ele foi comandado pelo treinador quando eles estavam no Palmeiras. O dia serviu para o desembarque de atletas na Ligga Arena. O rubro-negro também oficializou o retorno de Nikão ao clube.
O ex-meia do Inter, que em seu auge foi capitão pelo Colorado, sofreu uma grave lesão ligamentar no joelho direito, tendo que fazer uma cirurgia no local em 2022. Depois de estar recuperado, não conseguiu mais se firmar no elenco, sobretudo, sob o comando de Eduardo Coudet. Tanto ele quanto Carlos De Pena não foram aproveitados pelo argentino.
+ Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Ambos perderam espaço, foram afastados em março, treinavam em separado desde então e acabaram saindo do Inter neste mês, se transferindo para adversários da Série A. Além de Gabriel, que foi para o Athletico, o uruguaio recentemente foi para o Bahia, inclusive, tendo estreado pelo Tricolor de Aço contra a equipe treinada por Chacho, na primeira rodada do Brasileirão, diante da torcida colorada, dentro do Beira-Rio.
Desde a temporada passada, a incerteza em relação à sua situação com o Internacional crescia. Em 2024, sacramentou-se a sua perda de espaço no grupo de jogadores devido às contratações de alguns volantes. As chegadas de Fernando, Thiago Maia e Bruno Gomes a Porto Alegre confirmaram o que já se imaginava desde o ano anterior, que ele não permaneceria no Inter.
No decorrer desta temporada, os dirigentes colorados buscavam a rescisão do contrato de Gabriel, sem êxito. Mesmo em meio à insegurança sobre seu futuro no Colorado, ainda em 2023 renovou seu contrato com os gaúchos até o fim do ano que vem. Sem conseguir rescindir o acordo feito, a solução foi negociá-lo com o Furacão.
O meio-campista atuou em somente duas partidas em 2024. Entrou apenas no final das vitórias contra o São José, no Passo D’Areia, e contra o Brasil de Pelotas, no Gigante, por 1 a 0 e 3 a 1, respectivamente. As poucas presenças em campo acumularam ínfimos 20 minutos do atleta atuando pelo Clube do Povo neste ano. No total, Gabriel vestiu a camisa vermelha e branca em 62 jogos.
O volante despontou para o futebol tendo realizado boas atuações pelo Botafogo. Após ter feito algumas temporadas interessantes pelo Fogão, foi contratado pelo Palmeiras. Saiu do Verdão para jogar pelo seu maior rival. Passou alguns anos no Corinthians até ir para o Internacional.
Pelo Palmeiras, Gabriel conquistou a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, em 2015 e 2016, em ordem respectiva. Além destes títulos, foi campeão nacional pelo Corinthians, em 2017, tendo conquistado o Paulistão pelo Timão no mesmo ano. Ainda foi campeão paulista com a camisa corintiana em 2018 e 2019. A única conquista pelo Botafogo foi o Cariocão de 2013.
Coincidentemente, Inter e Athletico se encontram pela terceira rodada do Brasileirão neste final de semana. Colorado e Furacão se enfrentam na Ligga Arena, no domingo (21), às 16h. O Clube do Povo é o segundo colocado da competição, tendo vencido os dois primeiros jogos na Série A desta temporada e obtido seis pontos, mesma pontuação que tem o Flamengo, que ganha da equipe de Coudet nos critérios de desempate. Já o rubro-negro, possui três pontos. Com uma derrota e uma vitória até o momento, o time de Cuca ocupa a sétima posição do Brasileiro.