Athletico

Athletico busca garantir vaga direta para a Libertadores na última rodada, contra o Botafogo

Gustavo Oliveira/athletico.com.br

Este domingo (03) marca o final do Campeonato Brasileiro de 2022, com todos os nove jogos restantes da rodada acontecendo simultaneamente às 16h. Será na 38ª rodada que será decidido o dono da última vaga direta e as duas para as preliminares da Copa Libertadores da América 2023, Athletico, Atlético-MG, Botafogo, América, Fortaleza e São Paulo protagonizam a última disputa deste Brasileirão, com o Furacão enfrentando o Glorioso em um interessantíssimo confronto direto na Arena da Baixada.

Para saber mais sobre o Brasileirão siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Para Athletico x Botafogo é curioso destacar o contraste entre os times em praticamente todos os quesitos. Desde momento na temporada, na história, composição do elenco, expectativas, desempenho e estilo de jogo. Tudo isso deve ser fator para engrandecer o que possa ser chamado de uma espécie de “final” do Brasileirão, tal como Ituano X Vasco pela Série B, que definiu o acesso do Cruz-Maltino recentemente.

Enquanto o Furacão tem a pressão de confirmar a presença na próxima edição da Libertadores para não finalizar a temporada, já marcada como a de maior investimento em jogadores da história do clube e o amargo vice-campeonato continental, com um fiasco no Brasileirão, o Botafogo não tem nada a perder não alcançando o posto de estar entre os 6 ou 8 melhores da tabela na primeira temporada da “Era Textor” na Série A, mas sem dúvidas uma classificação para a competição mais importante do nosso continente justificaria os investimentos feitos no alvinegro carioca.

O Athletico é historicamente forte em casa, em todo o Campeonato Brasileiro, foi derrotado apenas duas vezes: para o Atlético-MG, ainda com Fábio Carille no comando rubro-negro, e para o campeão Palmeiras. Entretanto, o Botafogo de Luís Castro é o segundo melhor visitante do Brasileirão, tendo somado 58% de seus pontos longe de seu torcedor.

+ | CONFIRA TUDO SOBRE ATHLETICO X BOTAFOGO

Com grande instabilidade no Campeonato Brasileiro desde que se confirmou finalista da Libertadores, o Furacão agora precisa definir o retrospecto de toda sua temporada com muito mais drama do que parecia ser necessário. A equipe de Felipão já chegou a ter uma vantagem de 7 pontos para o 7º colocado na tabela, mas resultados inesperados, sobretudo empates em casa, permitiram a aproximação dos concorrentes. Caso vença e confirme sua vaga direta, o torcedor pode avaliar a temporada como positiva, tendo chego longe nos mata-matas e estando nas cabeças nos pontos corridos. Mas em caso do Athletico ficar com a vaga indireta ou mesmo com uma vaga para a Copa Sul-Americana, certamente a avaliação será para um lado de fracasso, com o time podendo ter entregue melhores resultados. Portanto, o jogo contra o Botafogo se tornou mais um dos vários “jogos do ano” para o Furacão.

MATEMÁTICA

Para se manter no G-6 dependendo somente de si próprio, o Athletico precisa vencer o Botafogo. Em caso de empate a vaga direta ainda pode ser conquistada caso Atlético-MG e América não vençam seus jogos contra Corinthians e Atlético-Go, respectivamente. Se for derrotado em casa, precisa secar, além dos mineiros, o Fortaleza, correndo risco de ficar fora do G-8 em caso de vitória dos três concorrentes.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo